Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Atenção crianças: Coimbra oferece atividades gratuitas nas férias da Páscoa

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 31-03-2023

A programação de abril do Museu Municipal de Coimbra (MMC) e do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), destinada ao público escolar, é composta por oficinas temáticas nos diversos núcleos e, nas férias da Páscoa, há um conjunto de atividades, gratuitas, de caráter lúdico e pedagógico para grupos.

PUBLICIDADE

De 4 a 6 e de 11 a 14 de abril, aproveitando a interrupção escolar das férias da Páscoa, o MMC vai levar a cabo um programa de ocupação de tempos livres, através de um conjunto de atividades pedagógicas de caráter lúdico, com o objetivo de despertar as crianças para diferentes experiências nos espaços do Museu Municipal, proporcionando o contacto com a arte e a história. As propostas são destinadas a grupos.

É o caso da oficina “Em busca de movimento e animação”. Nesta oficina, os mais novos vão ficar a conhecer as figuras das dinastias Han, Tang, Ming e Qing, que se encontram no núcleo de cerâmica da Coleção Telo de Morais, no Edifício Chiado. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos, cada sessão). Também para o mesmo público, a oficina “À Descoberta de Novas Culturas”. A atividade desenrola-se no Edifício da Inquisição, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos, cada sessão). Ainda no âmbito das férias da Páscoa, o MMC oferece a oficina “Mãos a mexer”, uma atividade de expressão plástica e vai decorrer na Torre de Almedina, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 60 minutos, cada sessão).

Já no CACC, a programação para o público escolar no período de férias da Páscoa vai centra-se de 11 a 14 de abril, com a disponibilização de um kit didático “Propaganda Crom(o)ática”, a partir da obra de Pedro Amaral. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos, cada sessão). A partir da obra de Leonel Moura, o CACC vai desenvolver também, no mesmo âmbito, a atividade “A imagem e a palavra”, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos, cada sessão). De referir, ainda, outros kits didáticos do CACC para visitantes e escolas (grupos formados), como é o caso de “Regarde moi! Regarde Toi!”, a partir da obra ‘Maki’, de Pierre Gonnord, e “Vamos aLinhar/ Let’s Line Up?”, a partir da obra de Gaëtan.

Estas oficinas da Páscoa destinam-se a grupos, de cinco a 25 pessoas, e são dirigidas aos alunos do pré-escolar, centros de férias e ATL’s. A participação é gratuita, mas requer marcação prévia, através do telefone 239 840 754 ou do email museu.municipal@cm-coimbra.pt, no caso das desenvolvidas no MMC e, pelo telefone 239 828 052 ou pelo email centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt, no caso das promovidas pelo CACC.

A par das atividades das férias da Páscoa, o MMC mantém na programação de abril outras ações de continuidade e apresenta novidades, como a oficina “Obras de arte portáteis”, que vai decorrer na Galeria Almedina, com início a 18 de abril (prolongando-se até 12 de maio), de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Com base na exposição “Museu Portátil”, promovida pela Escola Superior de Educação de Coimbra, o objetivo é identificar novos formatos artísticos, que materiais se podem usar, que ideias transmitir, como se pode vivenciar o espaço museu. 

PUBLICIDADE

Para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, o MMC mantém algumas oficinas com sucesso. É o caso de “Médicos da Arte”, que decorre no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos, cada sessão). Outras das atividades que se mantém é “O Augusto quer ser arquiteto”, uma oficina de leitura e de exploração do Parque Manuel Braga, realiza-se a partir do Parque Manuel Braga de terça a sexta-feira, com duas sessões por dia: às 10h30 e às 14h30.

Também na Torre de Almedina vai continuar a realizar-se a oficina “Na Torre mais gira da cidade existe uma Seteira. Sabes o que é?”. Os mais novos vão poder visitar a Torre e, depois, participar numa oficina de expressão plástica que, também, vai estar disponível até ao final do ano letivo. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Todas estas atividades são gratuitas, mas requerem marcação prévia, através do telefone 239 840 754 ou do email: museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com