No âmbito das comemorações dos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel e dos 700 anos da sua peregrinação a Santiago de Compostela (1325), a Câmara Municipal de Coimbra convida o público a participar num roteiro inspirado na exposição “Eu, Dona Isabel, Rainha de Portugal”, patente no Museu Municipal – Torre de Almedina.
A iniciativa vai realizar-se no próximo sábado, dia 26 de julho, dia de entrada gratuita no Museu Municipal. Com recurso ao mapa temático distribuído na exposição, os visitantes são convidados a realizar um percurso autónomo pela cidade, explorando locais emblemáticos ligados à presença de Isabel de Aragão.
PUBLICIDADE
O itinerário tem início na Torre de Almedina e passa por vários espaços marcantes, como a exposição do Museu Nacional de Machado de Castro – onde estão em destaque o tesouro e obras de arte ligadas à Rainha Santa –, a Universidade de Coimbra (antigo Paço Real), a Sé Velha, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, onde repousam as suas relíquias.
Com curadoria de Milton Dias Pacheco (diretor do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de São Miguel do Castelo) e de Raquel Romero Magalhães (técnica do Museu Municipal), a exposição está organizada em três núcleos: “A Vida da Rainha”, “A Vontade da Rainha” e “A Coimbra da Rainha”.
Entre as peças em destaque estão a imagem escultórica quinhentista de D. Isabel (cedida pela Diocese de Viseu) e uma gravura alusiva à canonização de 1625, proveniente da Casa da Infância Doutor Elysio de Moura e pertencente à Coleção de Aníbal Pinto de Castro. Esta última revela o projeto de cenografia de Gian Lorenzo Bernini para a cerimónia de canonização na Basílica de São Pedro, sendo agora apresentada ao público pela primeira vez.
A exposição integra ainda peças raras de colecionadores particulares, como uma pintura a óleo sobre cobre adquirida em Madrid, concebida por ocasião da canonização e que revela a iconografia isabelina oficializada pela Igreja a partir de 1625.
Com este roteiro e exposição, a Câmara Municipal de Coimbra pretende homenagear a Rainha Santa Isabel, sublinhando o seu legado espiritual, político e cultural, enquanto rainha, mãe, benfeitora e protetora de Coimbra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE