Região

Museu LOAD ZX Spectrum em destaque no Lisboa Games Week

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-11-2022

O Museu LOAD ZX Spectrum está em destaque no Lisboa Games Week, evento que abriu portas esta quinta-feira, 17 de novembro, e que até domingo deverá receber milhares de adeptos dos videojogos.

PUBLICIDADE

Num espaço de aproximadamente 110 metros quadrados, os visitantes têm à disposição conteúdos multimédia especificamente produzidos para o evento e a possibilidade de recordar alguns dos jogos mais icónicos desenvolvidos para o ZX Spectrum.

Neste primeiro dia, o stand do Museu LOAD ZX Spectrum contou com a visita de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

PUBLICIDADE

“Esta participação do Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week enche-nos de orgulho e diz muito da relevância e dimensão deste projeto em múltiplas vertentes. É uma oportunidade para alavancar a projeção deste Museu”, observou o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que esteve na inauguração deste espaço temático.

Ainda segundo o autarca, “para além de ser uma oportunidade única de conhecimento e entretenimento para milhares de jovens, numa perspetiva do valor de ‘jogar com responsabilidade’, onde as famílias podem encontrar um programa dos 8 anos aos 80, este evento é também um ponto de encontro dos amantes de videojogos e de celebração das comunidades Gaming, Esports e Pop Culture”.

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Cardoso constata, por outro lado, que “as visitas de estudo ao Lisboa Games Week são, cada vez mais, um ponto de referência no calendário escolar”. “Aliás, Cantanhede marca também presença com alunos neste fórum de videojogos associado ao ensino e ao futuro, podendo participar no Serviço Educativo”, concluiu.

Já o curador do Museu LOAD ZX Spectrum, João Diogo Ramos, realça a importância da presença do stand num espaço destacado no evento. “Sendo este o primeiro momento em que o museu sai fora de portas, abre a possibilidade de outras parcerias para levar o museu até ao seu público”, sublinhou. 

“A nível programático contamos com oradores da comunidade retro, influencers/youtubers ligados ao gaming e até ex-colaboradores de empresas históricas como a TIMEX, que ajudaram o Spectrum a ser um fenómeno mundial”, acrescentou.

Após o Lisboa Games Week o Museu vai estar, ainda este ano, no maior evento de ZX Spectrum (a 26 de novembro, no Reino Unido). No início de dezembro, o LOAD ZX Spectrum marca presença na Comic Con Portugal.

De referir que a presença do Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week resulta de uma parceria institucional que o Município de Cantanhede estabeleceu com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum durante as suas próximas três edições. 

Esta representação tem como objetivo enriquecer os conteúdos programáticos do evento, nomeadamente no âmbito do programa do Serviço Educativo, onde a promoção de espaços temáticos e programas específicos de formação são orientados para disponibilizar diferentes áreas de conhecimento junto do público mais jovem. 

O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos realizado em Portugal, tendo registado em 2019 mais de 63 mil visitantes, dos quais 17 mil de alunos e professores, através de visitas de estudo de todo o território continental.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE