Região

Museu LOAD ZX Spectrum deu nas vistas no Lisboa Games Week

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 02-12-2023

O Museu LOAD ZX Spectrum marcou novamente presença no Lisboa Games Week, o maior evento nacional dedicado aos videojogos que decorreu na FIL entre 23 e 26 de novembro.

PUBLICIDADE

Esta presença, recorde-se, resulta de uma parceria institucional que o Município de Cantanhede estabeleceu com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum até 2025.

Num espaço de aproximadamente 110 metros quadrados, os visitantes usufruíram de uma experiência única de conhecimento e entretenimento, tendo à disposição conteúdos multimédia especificamente produzidos para o evento e a possibilidade de recordar alguns dos jogos mais icónicos desenvolvidos para o ZX Spectrum.

PUBLICIDADE

Uma das grandes novidades deste ano trouxe o ZX Spectrum para a atualidade, num laborioso trabalho do voluntário Rui Martins que, ao longo de vários meses, idealizou e concebeu um braço robótico controlado a partir de um normal ZX Spectrum. Tratou-se de um projeto que juntou diversas valências, de hardware a software e, naturalmente, intrigou e captou a atenção de todos os visitantes do stand. 

O programa do stand foi eclético e envolveu diversos elementos da comunidade próxima do museu.

PUBLICIDADE

publicidade

Mesmo com sessões a fazer a ponte entre os jogos do Spectrum e os jogos da atualidade (André Luna Leão e Johny Retro), sessões a recordar alguns dos jogos dos primórdios dos computadores em casa (Filipe Veiga e André Luna Leão), ou mesmo a antestreia de um teaser de testemunhos preservados de ex-colaboradores da TIMEX Portugal, o destaque foi para a presença de Jim Bagley, autor de tantos e tão bons jogos para o ZX Spectrum, Spectrum Next e tantas outras plataformas (várias dezenas pelo que pudemos perceber), numa carreira já perto dos 40 anos. 

Segundo João Diogo Ramos, curador do museu e responsável pela vinda do Jim Bagley ao evento, “este é também um dos desígnios do museu, ou seja, ajudar a partilhar conhecimento e experiência nas inúmeras áreas em que atuamos e que têm
em pontos de sinergia com a história do spectrum, seja no domínio do game development ou do empreendedorismo”.

Muito satisfeito com mais esta presença marcante, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância desta participação do Museu LOAD ZX Spectrum, que revela não só a dimensão deste
projeto como o grande interesse educativo e pedagógico. Continua a ser uma oportunidade para alavancar ainda mais a projeção deste Museu e da dinâmica que não para de crescer”.

Ainda segundo o autarca, e numa linguagem dos videojogos, “no Lisboa Games Week o Museu Load Zx Spectrum e o Município de Cantanhede passaram juntos para o próximo nível. Para o ano vamos continuar a surpreender!”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE