Conecte-se connosco

Exposições

Museu do Côa acolhe exposição de João Cutileiro

Publicado

em

Inaugura no próximo dia 18 de Abril, pelas 15:00, no Museu do Côa a exposição João Cutileiro: gravuras recentes e outros riscos, o último projecto do escultor e, formalmente, o primeiro desenvolvido pelo Centro de Arte João Cutileiro, entidade criada para promover a salvaguarda e divulgação do legado artístico deste extraordinário artista.

Pensada para inaugurar em Novembro de 2020, a mostra resultou de uma proposta de Bruno Navarro e da Fundação Côa Parque, ainda em 2019, em articulação com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Assim, para além de uma exposição de escultura e desenho, trata-se de uma ocasião particularmente emotiva para as equipas envolvidas na sua produção, que assume também o sentido de homenagem ao escultor e ao historiador que lhe deram origem.

Trazer ao Côa as suas gravuras sobre pedra foi uma ideia entusiasmante para João Cutileiro, que tinha um particular fascínio pela produção artística do Vale do Côa. Admirava a modernidade, a força e a energia telúrica dos artistas do Côa e a forma como, intencionalmente, riscaram a vida nas pedras.

Gravuras sobre pedra, desenhos sobre papel e um conjunto de guerreiros foram selecionados em estreita ligação com o escultor para o espaço extraordinário do Museu do Côa. Procurou-se essencialmente estabelecer relação com a envolvente e mostrar trabalhos com representatividade no contexto da obra de João Cutileiro, fortemente marcada pela presença feminina.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com