Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Museu do Brinquedo de Seia expõe brinquedos de portugueses famosos

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 18-05-2023

O Museu do Brinquedo de Seia, no distrito da Guarda, assinalou hoje, dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a abertura da sua nova exposição temporária que tem como tema “Brinquedos dos Famosos”.

PUBLICIDADE

Segundo a Câmara Municipal de Seia, a mostra dá a conhecer ao público “os principais brinquedos e objetos que acompanharam as vivências de infância de 29 personalidades portuguesas que, pela sua importância afetiva, foram mantidos até à sua idade adulta”.

Colaboram na exposição figuras públicas como Rita Guerra, Sérgio Godinho, Ana Colaço, José Coimbra, Madalena Costa, Miguel Santos, Amélia Silva, Hélio Loureiro, Pedro Górgia, Vera de Melo, Miguel Vieira, Bernardo Silva, Moema, Maria Botelho Moniz, Vítor Marques, António Raminhos, Ruy de Carvalho, João Baião, Miguel Oliveira, Jorge Palma, Salvador Martinha, Manuel Luís Goucha, Mónica Jardim, Eduardo Madeira, Ricardo Araújo Pereira, Nuno Markl, Vasco Palmeirim, António Variações e Pedro Barroso.

PUBLICIDADE

publicidade

“Com elevado valor simbólico, a exposição reúne bonecas, jogos, peluches e outros elementos intimamente ligados ao desenvolvimento e crescimento destas figuras públicas”, referiu a Câmara, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Além de brinquedos, a exposição também inclui fotografias, textos e vídeos “alusivos à infância, ou à importância do brinquedo e do brincar na formação enquanto cidadão e artista”.

PUBLICIDADE

“São exemplo disso os atores Ruy de Carvalho e João Baião, o cantor Jorge Palma, o motociclista Miguel Oliveira e o humorista Herman José”.

A autarquia de Seia sublinhou, no entanto, que “a importância e a pertinência” da exposição ficam marcadas “pelo simbolismo de poder exibir brinquedos que pertenceram ao cantor António Variações”.

A exposição “Brinquedos dos Famosos” vai ser oficialmente inaugurada no sábado, às 15:00, e pode ser visitada até ao dia 17 de abril de 2024.

O Museu do Brinquedo de Seia apresenta uma coletânea de cerca de 10 mil brinquedos de Portugal e do mundo.

O equipamento “nasceu com o intuito de valorizar a infância, um período da vida fundamental para o desenvolvimento global do ser humano”, segundo informação disponibilizada pelo município na sua página da internet.

O espaço museológico está organizado em cinco áreas temáticas: “Conhecer o Mundo a Brincar”, “Memórias de Infância”, “Sala do Estado Novo”, “Portugal. Décadas de Brincadeiras” e “Outros espaços”.

O Museu do Brinquedo situa-se no Largo de Santa Rita, no centro da cidade de Seia, na serra da Estrela, e funciona de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com