Exposições

Museu da Electricidade comemora dias dos Moinhos e dos Monumentos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-03-2015

O Museu Natural da Eletricidade, localizado na Senhora do Desterro, no concelho de Seia, dá a conhecer o património molinológico das freguesias de Sandomil e Sabugueiro e o património natural, industrial e rural da aldeia de Vila Cova à Coelheira durante o mês de abril.

PUBLICIDADE

A primeira iniciativa tem como objetivo assinalar o Dia Nacional dos Moinhos e realiza-se no dia 7 de abril, na localidade de Sandomil, em colaboração com a Junta de Freguesia. O programa integra uma “oficina” sobre como confecionar carolos doces e uma visita ao Moinho da Quinta da Tapada. Paralelamente está ainda prevista uma ação de limpeza na área do moinho, a concretizar com alunos da Escola Evaristo Nogueira.

No dia 11 e 12 de abril, o Museu assinala o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal com a proposta de visita guiada a um moinho em pleno funcionamento, o Moinho dos Castelhanos, na aldeia de Sabugueiro. A visita é promovida em parceria com a Junta de Freguesia e decorre durante das 9h às 12h e das 14h às 17h.

PUBLICIDADE

publicidade

Ambas as ações têm em vista a sensibilização da comunidade para o valor cultural que esses moinhos representam na memória coletiva e na identidade regional. Estes representam a moagem de cereais e o papel que, em tempos, teve no abastecimento das populações e no desenvolvimento económico deste território de montanha.

Ainda durante o mês de abril, no dia 18, o Museu Natural da Electricidade e a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira propõem a realização de uma caminhada nesta aldeia, com o intuito de dar a conhecer o património natural e industrial. A caminhada tem início às 10h, junto à Praia Fluvial, tem uma duração prevista de duas horas e meia e contempla, no final, um piquenique. A atividade integra as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Conhecer, Explorar, Partilhar”.

PUBLICIDADE

Para mais informações e inscrições contactar o Museu Natural da Electricidade, através do telefone 238 316 276 ou pelo correio eletrónico: museu-electricidade@cm-seia.pt ou museudaelectridade@cm-seia.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE