Coimbra

Murtede tem uma nova ETAR

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-02-2015

A INOVA-EM, de Cantanhede, acaba de concluir a ampliação e valorização da ETAR da Zona Industrial de Murtede, infraestrutura construída em 1995 para servir esse importante núcleo empresarial do concelho e que, entretanto, na sequência da aplicação de uma solução de recurso adotada pela empresa municipal, passou a tratar também os efluentes provenientes das áreas urbanas da sede de freguesia.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

Com a empreitada agora concluída, a estação de tratamento de águas residuais fica dimensionada e qualificada de forma definitiva para cumprir a função que lhe cabe no sistema de saneamento do concelho num horizonte temporal de várias décadas. A obra ascendeu a 770.227 euros e foi comparticipada pelo POVT (Programa Operacional de Valorização do Território) em 85% (654.693,59 euros), no âmbito do programa de investimentos da ordem dos 20 milhões que permitiu passar a taxa de cobertura de saneamento do concelho de Cantanhede de 30%, em 2002, para mais de 95%, no primeiro trimestre de 2013.

PUBLICIDADE

publicidade

De resto, no decurso do referido programa, foi inaugurada, em maio desse ano, a ETAR de Enxofães/Porto Carros, também na freguesia de Murtede, que assegura o processamento dos efluentes recolhidos nestes dois lugares.

Quanto à ETAR da Zona Industrial de Murtede, esta está dimensionada para processar caudais relativos a 3.020 habitantes equivalentes, o que garante uma capacidade de resposta muito para além das necessidades atuais, quer para os oriundos das empresas localizadas na sua área de implantação quer para os núcleos urbanos de Murtede. Em todo o caso, a freguesia já dispunha de uma taxa de cobertura de saneamento a 100% do território, embora com recurso a uma solução transitória, agora totalmente reconvertida com um forte investimento em novos equipamentos.

PUBLICIDADE

A estação tem um nível de tratamento terciário, baseado num sistema de lamas ativadas com remoção de azoto e fósforo que permitirá responder às exigências de qualidade definidas para o meio recetor. A solução adotada inclui duas linhas de tratamento distintas: a existente que  foi totalmente remodelada e uma nova que mantem a mesma tipologia da existente sendo do tipo lamas ativadas, arejamento prolongado, com os seguintes órgãos e respetivas etapas de processo.
A infraestrutura dispõe de tratamento preliminar destinado à remoção das matérias que afluem ao sistema conjuntamente com as águas residuais e que podem prejudicar a eficiência do tratamento e/ou danificar alguns equipamentos. Este tratamento inclui as operações de gradagem, remoção de areias e gorduras e medição de caudal. O tratamento secundário e terciário é biológico, por lamas ativadas, com tanque anóxico a montante, onde são obtidas lamas já mineralizadas, que deste modo poderão ser facilmente espessadas e desidratadas.

A entrada em funcionamento da nova ETAR da Zona Industrial de Murtede é o corolário de um trabalho notável desenvolvido no Município de Cantanhede pela INOVA-EM, na conclusão de um dossiê complexo e exigente como é o do saneamento. Iniciado em 2002, este processo atingiu a sua maior expressão a partir de 2005, através de intervenções em núcleos urbanos dispersos num território de 400 Km2, o maior do distrito de Coimbra.

O facto de a INOVA ter sido a primeira entidade do país a ver aprovado o “Documento de Enquadramento Estratégico do Saneamento de Águas Residuais, também ajuda a explicar a aprovação das candidaturas de 13 empreitadas que permitiram estender a rede de saneamento e os respetivos sistemas de tratamento, todas com apoio comunitário, no âmbito do POVT-QREN.

Entretanto, a empresa municipal tem já em curso um programa de investimentos na requalificação das redes de saneamento e de abastecimento de água nas seções do sistema mais antigas e cujas condições de funcionamento recomendam a substituição de condutas e outros equipamentos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE