Coimbra

Mural inspirado em ponto de cruz abre Festival Batom em Coimbra (com videos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-03-2022

“Para chamar as mulheres para áreas onde habitualmente elas não participam, como a street art, stand up comedy ou a composição musical”, o Festival Batom começa hoje em Coimbra com a inauguração de um mural, da autoria de Aheneah, inspirado no ponto de cruz, nas escadarias da Casa das Artes Bissaya Barreto.

PUBLICIDADE

Com três dias de programação cultural, o festival no feminino realiza-se em diversos espaços da cidade até domingo, explicou a programadora Tânia Monteiro, em entrevista ao Notícias de Coimbra, revelando que foi nesta cidade que encontrou os “parceiros certos, como a Casa Museu Bissaya Barreto, o Salão Brazil , Rádio Universidade de Coimbra ou a Casa do Cinema de Coimbra.

A partir das 19h00, a jornalista Rita Marrafa de Carvalho modera a “Conversa entre Mulheres”, um espaço de debate com mulheres inspiradoras de Coimbra, representantes de várias áreas da sociedade, nomeadamente Adriana Bebiano, professora universitária, Rita Januário, empresária na região de Coimbra e Isabel Rosado, co-fundadora e presidente da Associação Palhaços D’Opital.

PUBLICIDADE

A DJ Claudia Duarte, da Rádio Universidade de Coimbra, “volta a casa às 18h para partilhar as músicas que não lhe saem da cabeça.” Segue-se a peça “Memórias de uma Falsificadora” da atriz e encenadora Catarina Requeijo (21H30), onde esta interpreta a artista plástica Margarida Tengarrinha, “dando voz à perspetiva das mulheres sobre a vida na clandestinidade”.

No dia 26 de março, a programação Batom na Casa das Artes Bissaya Barreto, arranca às 11h com um Workshop de Escrita de Canções com a cantora e compositora Joana Espadinha terminando com um episódio especial do programa “Fala com Ela” de Inês Meneses, às 18h.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos dias 25 e 26 de março, a Casa do Cinema de Coimbra conta com uma programação com curadoria do Women’s Film Festival  “Olhares do Mediterrâneo”, incluindo alguns dos filmes que têm sido destacados nas últimas das edições do Festival que se estreou em 2014.

Entre a programação selecionada será possível assistir a filmes de realizadoras portuguesas, turcas, gregas, inglesas, espanholas e italianas, atravessando as temáticas do trabalho, imigração, precariedade, sexismo, mas também de luta, resistência, emancipação e esperança, revela.

Três dias de programação preparada por mulheres mas “para todas as pessoas que quiserem assistir” revelou a produtora e programadora Tânia Monteiro.

Veja o vídeo do direto Notícias de Coimbra com a entrevista a Tânia Monteiro, programadora do Festival Batom.

 

Veja o vídeo do direto Notícias de Coimbra onde a programadora do Festival Batom apresenta o mural.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE