Coimbra

Municípios exigem funcionamento de Fundo de Apoio para evitar bloqueios

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-03-2014

 presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) disse hoje, em Coimbra, ser urgente a entrada em funcionamento do Fundo de Apoio Municipal e que há “alguns” municípios que “correm o risco iminente de bloqueio”.

PUBLICIDADE

Manuel Machado falava aos jornalistas ao início da tarde de hoje, na sede da ANMP, onde decorre uma reunião do Conselho Diretivo (CD) desta instituição, que, durante a tarde, se deverá reunir no mesmo local com o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, e com os secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, e da Administração Local, Leitão Amaro.

“Precisamos que entre em funcionamento o Fundo de Apoio Municipal, que foi criado na lei geral, mas não está em funcionamento” porque “não está regulamentado”, embora devesse estar desde janeiro.

PUBLICIDADE

“Continuamos a aguardar”, disse

Manuel Machado disse não existir ainda “resposta do Governo”, considerando esse facto “altamente preocupante”.

PUBLICIDADE

publicidade

Lamentou também que existam “mecanismos legais”, mas que não estejam a funcionar.

“Há municípios que precisam de aceder” aquele Fundo, salientou Manuel Machado, assegurando que o financiamento de que esses municípios precisam não são para “pagar esbanjamento de dinheiros públicos”, mas para “gerir o normal funcionamento” das autarquias.

Essas verbas são necessárias “para pagar salários” ou compromissos assumidos pelas câmaras em relação a investimentos comparticipados por fundos europeus, frisou o líder da ANMP, que também preside à Câmara de Coimbra.

“Alguns [municípios] correm o risco iminente de bloqueio”, alertou Manuel Machado.

A ANMP e os autarcas “não querem facilidades para esbanjamento de dinheiro, querem geri-lo com rigor e com o superior interesse público”, defendeu o presidente da ANMP, sublinhando que “urge que o Fundo [de Apoio Municipal] entre em funcionamento”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE