Coimbra

Municípios defendem um plano ferroviário que racionalize os transportes

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 13-07-2021

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse hoje, em Coimbra, que o Plano Nacional Ferroviário corresponde a uma expectativa que os autarcas “encorajam”, para “racionalizar o sistema de transporte de pessoas e mercadorias”.

PUBLICIDADE

“Está a ser desenvolvido um trabalho” para “racionalizar, pelo todo do território nacional, em articulação com a vizinha Espanha, o sistema de transporte de pessoas e mercadorias incluindo o transporte ferroviário”, disse o presidente da ANMP, que acredita que esse trabalho, esse plano, conseguirá corresponder à expectativa das autarquias,

Essa operação, coordenada por Frederico Francisco, integra a empresa Comboios de Portugal (CP), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Infraestruturas de Portugal (IP), entre outras entidades.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado, que falava hoje aos jornalistas, em Coimbra, depois deter participado numa reunião do Conselho Diretivo (CD) da Associação de Municípios, durante a qual foi apresentado o trabalho já realizado nesse sentido, recordou que o Plano Nacional Ferroviário trata de repensar a ferrovia a longo prazo, para além das intervenções que “estão a decorrer no âmbito de planos de investimento, que já são conhecidos, como a linha da Beira Alta e outras”.

Esta “requalificação das linhas ferroviárias existentes, de maneira a aumentar a eficácia do serviço público pela ferrovia” é igualmente destacada pelo também presidente da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

Está a ser ponderada “a articulação da ferrovia com a rodovia nos sítios estratégicos, seja para o transporte de pessoas, quer de mercadorias. As autoestradas são relevantes e há sempre a velha preocupação, já muito antiga, em ligar ao interior, também em determinados sítios à fronteira ou para lá da fronteira” sublinhou.

Manuel Machado considera que esta compatibilidade de meios de transporte deve ser encarada por “inteiro”, pois há territórios que não têm ferrovia.

O autarca deu o exemplo de “Bragança ou Vila Real”, referindo que tudo isso foi ponderado, salvaguardando que, o que hoje foi apresentado na reunião do CD da Associação de Municípios foi um “arranque do trabalho para reflexão, complemento e depois para execução”.

O Plano Nacional Ferroviário foi apresentado à ANMP, para depois ser apresentado às comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e, posteriormente, se realizarem reuniões com os municípios.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE