Coimbra

Municipio e iCreate desenvolvem ações de apoio aos mais idosos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-05-2020

Oficinas de atividades, linha telefónica da amizade, e muitas outras iniciativas estão a ser promovidas pela associação iCreate e o Clube dos Velhos Amigos, junto da população mais idosa, ao abrigo de um protocolo de envelhecimento ativo, designado “Ser jovem não tem idade”, celebrado com o Município e as juntas de freguesia.

PUBLICIDADE

A partir desta semana, com o ‘levantamento’ do Estado de Emergência, será ainda lançado um novo projeto “Velhos Amigos em Missão”, que prevê a ida a casa dos seniores, no estrito cumprimento e observância de todas as condições de proteção e distância social.

PUBLICIDADE

Recorde-se que, no âmbito deste protocolo, têm sido várias as iniciativas desenvolvidas desde que foi decretado o estado de emergência, devido à pandemia Covid-19, procurando o bem-estar da população mais idosa através de diferentes meios de contacto à distância, desde as plataformas tecnológicas (app.icreatepoiares.pt) e redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Trumbl), à via telefónica (com a criação da linha da amizade), incluindo ainda a via postal, com o envio a todos os domicílios do concelho do Boletim do Clube dos Velhos Amigos.

Ao longo do último mês foram desenvolvidas oficinas de índole diversa, nomeadamente meditação, escrita, costura, literacia das TIC, exercícios corpo e mente, tricot, alimentação saudável, mindfulness, musicoterapia, frases positivas e atividades para a família.

PUBLICIDADE

publicidade

O grande objetivo é contribuir para minorar os efeitos do isolamento social na saúde mental da população mais idosa, procurando realizar atividades em casa, mas sobretudo procurar ser um ‘ouvido amigo e de conforto’, fazendo-os sentir que não estão de facto sozinhos.

Esta é mais uma medida que se junta às que o Município já tem em curso, e que fundamentalmente procuram dar uma resposta social aos setores da sociedade que mais são afetados com as medidas de restrição, confinamento e distanciamento, sobretudo os mais idosos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, «desde que foram decretadas as primeiras medidas de confinamento que as pessoas são e continuam a ser nossa principal preocupação, pelo que tudo faremos para que ninguém ‘fique para trás’ e sem apoio».

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE