Conecte-se connosco

“Cada município deve decidir se aceita ficar com gestão das estradas”

Publicado

  em

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse hoje que deve caber a cada município decidir se aceita ou não receber a gestão das estradas, no âmbito da descentralização.

manuel_machado

O líder da ANMP afirmou, no final da reunião do conselho diretivo que decorreu hoje em Aveiro, que os municípios estão “disponíveis para assumir a gestão destas vias em determinadas condições”, mas lembrou que a decisão “pressupõe sempre uma autorização prévia da Assembleia Municipal”.

Durante a reunião foram analisados quatro diplomas em matéria de descentralização, um dos quais sobre a gestão das estradas situadas em perímetros urbanos que vão passar para as autarquias, de acordo com a proposta do Governo.

O dirigente e presidente da Câmara de Coimbra realçou ainda que há “uma boa parte” destas vias que estão a precisar de obras de reparação, defendendo que “tem de ficar claro quem assume essa responsabilidade“.

“As estradas nacionais têm um código, têm uma identidade, têm uma classificação e estão em estados de utilização muito diversos. E há aquelas que precisam de reparação urgentíssima e há outras que estão em condições razoáveis. É isto que é preciso analisar, município a município”, explicou.

O autarca sublinhou ainda que tem de ser esclarecido quem fica com a responsabilidade da gestão e manutenção de pontes.

O conselho diretivo da ANMP analisou mais três decretos-lei sobre a descentralização, designadamente sobre proteção e saúde animal e segurança alimentar, outro sobre modalidades afins de jogos de fortuna ou azar e um outro sobre a gestão das praias e da orla costeira.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com