Primeira Página

Tábua aposta no turismo e desenvolvimento económico do concelho

António Alves | 1 mês atrás em 10-04-2024

O presidente da câmara de Tàbua, Ricardo Cruz, revelou na sessão do Dia do Município que estão em curso um conjunto de investimentos no concelho que permitirão colocar o concelho num lugar de destaque no panorama regional e nacional.

PUBLICIDADE

As áreas de destaque vão para o abastecimento de água e saneamento e onde foram já investidos nos últimos dois anos mais de 6 milhões de euros. No discurso feito em pleno Centro Cultural de Tábua, o autarca salientou a inauguração da Oficina de Artes do Palco.

“Um espaço que resulta da requalificação do nosso património e que visa valorizar a cultura, promover a coesão com a descentralização de iniciativas e incentivar a participação e envolvimento da população no desenvolvimento do concelho”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A requalificação e ampliação da Área Empresarial da Carapinha, onde serão disponibilizados em breve mais lotes, e a definição do turismo como setor estratégico do concelho são outras das propostas em que o atual executivo continuará a trabalhar. O objetivo, como explicou, é permitir a fixação das pessoas em Tábua, sobretudo dos mais jovens.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Ricardo Cruz

Na sessão solene, foi ainda prestado reconhecimento a trabalhadores aposentados da autarquia. António Joaquim Pegado, Elvino Nunes Rodrigues, Joaquim Gil Brito, José Manuel Garcia Melo, Maria da Graça Cunha Cordeiro, Maria de Fátima Pinto Silva, Maria Helena Matos de Morais e Maria Margarida Costa Antunes Pais viram reconhecidos pelo município o “empenho, dedicação e profissionalismo”.

Os quatro melhores alunos do concelho receberam os Diplomas de Mérito. David Dinis Bandeira, Gustavo filipe Tavares Brás, Ricardo Francisco da Silva Abrantes e Daniel Francisco Félix foram os estudantes que obtiveram a melhor classificação no final do 12.º ano.

As sete empresas concelhias PME Líder 2022 – Cunfil, Frisalgados, Irmãos Jorge, José Marques Simplício, Pavicer, Supermaco e Transcoitense – e a Friopastel, que foi distinguida com PME Excelência 2022, receberam Diplomas de Mérito.

O Grau Ouro das Medalhas de Mérito do Município de Tábua foram atribuídas na categoria de mérito cultural e científico à Comissão de Melhoramentos de Meda de Mouros; no mérito cívico a Amílcar Anjos Martins e no mérito profissional a António Júlio Capêla Daniel, Maria do Carmo Pedrosa Castanheira Pinto, Rogério de Almeida Xavier Tavares e Secundino Araújo Freitas.

Carregue na galeria e conheça os homenageados do município

A sessão solene do Dia do Município de Tábua contou com a presença da Provedora de Justiça Maria Lúcia Amaral, do presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra Emílio Torrão e o Vogal Executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Luís Filipe.

Na data ligada à restauração da Comarca de Tábua ocorrida em 10 de Abril de 1973, foi ainda divulgada a obra do historiador Fernando Pais “Tábua, A Construção de um Concelho” – parte 1. Um livro que mostra o trajeto do concelho “nos últimos 200 anos, criando um documento em que está expressa a nossa história, os progressos alcançados, as expectativas goradas, mas, sobretudo, a capacidade de resiliência dos Tabuenses em trabalharem no sentido de alcançar os objetivos que definem para o seu futuro”, referiu Ricardo Cruz.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a Sessão Solene Dia do Município de Tábua

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE