Região

Município de Montemor-o-Velho lamenta morte de casal desaparecido nas cheias

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 18-02-2026

O Município de Montemor-o-Velho manifestou publicamente pesar pela morte de Venâncio dos Santos Gomes e Maria de Fátima Pereira Soares, encontrados sem vida após vários dias desaparecidos na sequência das cheias no Vale do Mondego.

O casal, residente em Verride, na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, estava desaparecido desde a semana passada. Os corpos foram localizados no interior da viatura em que seguiam, numa zona afetada pela subida das águas na bacia do Mondego, já depois da descida do nível da água.

Em comunicado oficial, a autarquia sublinha que, desde o momento em que foi identificado o risco elevado de cheias no Vale do Mondego, “a prioridade absoluta foi sempre a salvaguarda da vida das pessoas”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Para esse efeito, acrescenta o Município, “foram mobilizados, em permanência, os meios municipais, em estreita articulação com as forças de proteção civil, forças de segurança, autoridades nacionais e demais entidades envolvidas, numa resposta contínua e determinada a esta situação excecional”.

Apesar dos esforços desenvolvidos, a autarquia lamenta que o desfecho tenha sido trágico. “Infelizmente, e apesar de todos os esforços, há hoje a lamentar a perda de duas vidas, num desfecho que entristece profundamente toda a comunidade”, pode ler-se na nota de pesar.

Neste momento de consternação, o Município de Montemor-o-Velho expressa “a mais sincera solidariedade à família e amigos, endereçando as mais sentidas condolências”.

A autarquia aproveita ainda para reforçar o apelo à população para que respeite as interdições e evite circular em zonas inundadas ou em vias condicionadas. “A proteção da vida deve ser sempre a prioridade”, salienta o comunicado, insistindo na necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção enquanto se mantiverem os efeitos das cheias na região.