Coimbra

Município de Condeixa continou a baixar a dívida em 2014

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-05-2015

O Município de Condeixa-a-Nova aprovou, recentemente, os documentos de prestação de contas referente a 2014 que demonstram uma situação financeira confortável, com a continuação da redução de dívida e consequente aumento da margem de endividamento.

PUBLICIDADE

unnamed (20)

Os documentos foram aprovados na última Assembleia Municipal com os votos a favor das bancadas do Partido Socialista (PS), da Coligação Democrática Unitária (CDU) e do Bloco de Esquerda (BE) e com a abstenção do Partido Social Democrata (PSD).

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia, o endividamento de longo prazo continuou a descer de forma acentuada, diminuindo 16,8% face a 2013 e a dívida de curto prazo baixou substancialmente (-35,9% face a 2013). Verifica-se igualmente uma redução de 28,58% dos custos associados ao serviço da dívida de médio e longo prazo, devido a um grande aumento (30,3%) na amortização de capital face ao ano anterior.

Com estes resultados, o município de Condeixa-a-Nova apresenta uma capacidade de endividamento confortável e está manifestamente fora da zona de risco, em termos de cumprimento da Lei das Finanças Locais.

PUBLICIDADE

publicidade

A diminuição da dívida foi conseguida apesar do decréscimo da receita fiscal, na ordem dos 6,2%, em virtude de um “arrefecimento” da atividade económica que o Executivo de Condeixa tem tentado combater com estímulos fiscais, nomeadamente a não aplicação da derrama, acrescenta.

As prioridades do Município, em 2014, continuaram a manter-se fiéis ao programa eleitoral sufragado pelos munícipes em 2013 e agregam-se em 3 eixos estratégicos: Condeixa de Proximidade, Condeixa Civitas de Inclusão e Condeixa Competitiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE