Coimbra

Município de Coimbra testa trabalhadores dos Transportes Urbanos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 30-03-2021

A Câmara Municipal de Coimbra vai testar os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos “com maior exposição ao risco de contágio” por covid-19, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A autarquia presidida por Manuel Machado refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que vai avançar com um plano de testagem aos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), através de testes rápidos de antigénio à covid-19, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo a nota, o objetivo é “detetar eventuais cadeias de contágio junto dos trabalhadores com maior risco de exposição, isto é, agentes únicos (motoristas), bilheteiros e fiscais”.

PUBLICIDADE

publicidade

A medida de saúde pública do município de Coimbra “visa detetar e interromper precocemente eventuais cadeias de contágio, agora que está previsto no plano de desconfinamento do Governo que as atividades escolares presenciais, do pré-escolar ao 3.º Ciclo [do Ensino Básico], retomem a partir de 05 de abril”.

A fonte refere que a metodologia de testagem passa por uma seleção aleatória entre os cerca de 330 trabalhadores dos SMTUC, “dos quais se excluem os que tenham tido resultado positivo à covid-19 recentemente e os que, à data, já tenham sido vacinados”.

PUBLICIDADE

“A seleção será de 30 trabalhadores por semana, considerando 15 testes efetivos e 15 trabalhadores suplentes”, acrescenta.

O comunicado adianta que a marcação será efetuada com 72 horas de antecedência e a realização dos testes será no horário previamente definido com a Cruz Vermelha Portuguesa, “sempre sem comprometer o normal funcionamento dos serviços”.

“O resultado do teste será enviado para o trabalhador, que deverá depois informar o seu superior hierárquico”, lê-se.

O processo de testagem é “inteiramente voluntário”, mas a autarquia de Coimbra “apela à colaboração de todos os trabalhadores, de modo a que seja possível cumprir da melhor forma o objetivo de disseminação do vírus SARS-CoV-2 nos SMTUC, que prestam serviços imprescindíveis à população”.

A Câmara Municipal de Coimbra lembra que já adotou esta medida para outros serviços classificados como imprescindíveis e que estão mais expostos ao risco de contágio, designadamente os Bombeiros Sapadores (com testagem antes da entrada de cada turno ao serviço), os agentes de Polícia Municipal e os técnicos superiores responsáveis pela monitorização do serviço de refeições nos estabelecimentos escolares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE