Região

Município de Cantanhede implementa serviço de auditoria interna

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 21-02-2022

A Câmara de Cantanhede vai implementar um serviço de auditoria interna para contribuir para um melhor desempenho e uniformidade da atuação dos serviços municipais, ajudando a criar valor para o município, foi hoje anunciado.

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A implementação do serviço de auditoria interna foi aprovada na última reunião de Câmara, de modo a, nomeadamente, garantir o cumprimento das normas regulamentares e recomendar ações de melhoria, informou o município, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Este serviço está a ser preparado desde junho de 2021 e tem como objetivo “definir procedimentos técnicos, disciplinar operações e rotinas, com ênfase nos aspetos relacionados com planeamento, execução, comunicação, relatórios e resultados dos trabalhos, assim como trazer alguns princípios, diretrizes, conceitos e medidas de prevenção e ações corretivas”, sublinhou aquele município do distrito de Coimbra.

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No âmbito da gestão pública, trata-se de uma ferramenta de análise da situação real da autarquia e assume uma função de apoio preventivo e corretivo quanto às práticas utilizadas.

“Todas as ações do município de Cantanhede são auditadas através de vários mecanismos, quer os de ordem financeira, quer os de natureza operacional, mas é evidente que o facto de a autarquia passar a dispor agora de uma equipa que tem funções específicas a esse nível acrescenta valor à sua atividade em todas as vertentes”, disse, citada na nota de imprensa, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

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No domínio do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a autarquia tem certificados todos os serviços e, por isso, está sujeita a auditorias internas e externas regulares, nas quais se verifica o cumprimento das normas inerentes aos diferentes processos.

“A missão do serviço de auditoria é fazer uma abordagem ainda mais sistemática e disciplinada aos processos de gestão. Trata-se, sem dúvida, de uma importante mais-valia para o escrutínio e avaliação dos atos administrativos ou das operações técnicas, visando sempre a obtenção de uma maior economia de meios e de recursos, bem com o crescente reforço da eficácia e eficiência nas intervenções”, acrescentou.

A atuação deste serviço deve ser direcionada para as áreas em que há maior probabilidade de riscos, não descurando aquelas em que os riscos são menores.

A autarquia deu ainda nota de que foi efetuada uma auditoria-piloto no serviço de aprovisionamento e armazém do município, em novembro de 2021, para ajudar na definição da metodologia a seguir para o alargamento da auditoria interna aos restantes serviços municipais.

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