Primeira Página

Município de Cantanhede fechou 2019 com lucro de três milhões de euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-06-2020
O município de Cantanhede fechou o ano de 2019 com um lucro de cerca de três milhões de euros, anunciou hoje esta autarquia do distrito de Coimbra.

Cantanhede “fechou 2019 com um resultado líquido superior a três milhões de euros”, afirma a Câmara, numa nota enviada hoje à agência Lusa, indicando que “as contas foram aprovadas pelo executivo municipal na terça-feira, com os votos favoráveis dos cinco eleitos do PSD e do vereador independente, e a abstenção do eleito do PS.

PUBLICIDADE

“A Câmara Municipal de Cantanhede terminou 2019 com um resultado líquido de 3.017.385,61 euros, valor que dá uma concretização na ordem dos 73,95% das Grandes Opções do Plano”, refere a autarquia.

Estes indicadores, conjugados com a diminuição do passivo em três milhões e 645 mil euros, e o aumento do ativo em quase um milhão e 850 mil euros (para mais de 120 milhões de euros), “mostram bem o alcance da consolidação financeira realizada em 2019”, sustenta, na introdução ao Relatório de Gestão, a presidente da Câmara, Helena Teodósio.

PUBLICIDADE

Outro dado relevante é, na perspetiva da autarca, “a redução da dívida de médio e longo prazo” em mais de dois milhões e 900 mil euros, “um decréscimo estrutural na ordem dos 37,63% em relação a 31 de dezembro de 2018”.

Como em 2018 a autarquia cantanhedense “efetuou o pagamento da totalidade das faturas recebidas até 31 de dezembro de 2019”, sublinha a autarca, considerando que isso representa “uma disponibilidade de tesouraria muito favorável e que, de resto, está expressa nos 14 dias de prazo médio de pagamento a fornecedores”, menos seis do que no ano anterior.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, ainda na apreciação que faz às contas, a líder do executivo camarário destaca “o aumento de obras” que o município tem vindo a fazer e os apoios que está a dar e que, no “final do ano de 2020, será, de certeza, muito maior por causa da pandemia” de covid-19.

Helena Teodósio releva também o facto de em 2019 a Câmara ter transferido “mais de um milhão de euros para as juntas de freguesia” e de ter contribuído com “mais de um milhão de euros para o Fundo de Apoio Municipal (FAM)”.

Para a autarca, “qualquer que seja a ótica de leitura do Relatório de Gestão, não há como escapar à evidência de que o documento apresenta excelentes resultados, refletindo a assertividade das opções e das linhas de força que pautaram a atividade do município no exercício a que diz respeito”.

Em 2019, houve “uma melhoria substancial nos principais indicadores económico-financeiros, muito em função do rigor no planeamento e na execução do orçamento”, conclui a presidente da Câmara de Cantanhede.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE