Região

Município de Arganil no terreno a responder aos efeitos da Depressão Kristin

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 28-01-2026

O Município de Arganil encontra-se no terreno a responder aos efeitos da Depressão Kristin, mantendo uma atuação permanente através do Centro Municipal de Proteção Civil.

PUBLICIDADE

publicidade

Até ao momento, foram reportadas mais de 10 situações de deslizamento de terras e cerca de 70 ocorrências de quedas de árvores, que provocaram impactos pontuais na circulação rodoviária e em algumas infraestruturas do concelho.

Relativamente ao fornecimento de energia elétrica, foi já reposta a eletricidade nas freguesias de Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça e Celavisa, mantendo-se uma articulação permanente com a E-Redes para a resolução de situações pontuais ainda em curso noutras zonas do concelho.

No terreno, encontram-se empenhados na resposta e na reposição da normalidade os Bombeiros Voluntários Argus Arganil, os Bombeiros Voluntários de Côja, a Guarda Nacional Republicana, os Serviços Municipais, as Juntas de Freguesia, a Águas do Centro Litoral, as operadoras de comunicações e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em estreita articulação com o Centro Municipal de Proteção Civil.

De acordo com a previsão meteorológica, prevê-se a ocorrência de chuva intensa durante a noite, podendo verificar-se novos danos em infraestruturas, motivo pelo qual o Município apela à adoção de comportamentos preventivos e ao acompanhamento das informações oficiais.

O Município de Arganil continuará a acompanhar a situação e a prestar informação atualizada sempre que se justifique.