Região

Município de Arganil cede instalações da antiga escola primária do Piódão à Junta de Freguesia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-04-2021

A antiga escola primária da Aldeia Histórica do Piódão, no concelho de Arganil, com vista privilegiada sobre o casario de xisto, está agora renovada e de portas aberta à comunidade. Destruída pelas chamas em 2005, o edifício foi cedido pela Câmara Municipal de Arganil à Junta de Freguesia através da celebração de um contrato de comodato, formalizado pelo presidente da autarquia, Luís Paulo Costa, e pelo presidente da Junta, José Lopes, em sessão decorrida na Cerâmica Arganilense.

PUBLICIDADE

Este espaço multifuncional foi recentemente requalificado pela Junta de Freguesia, que beneficiou de um apoio financeiro da Câmara Municipal na ordem dos 79.500 euros, atribuído mediante a celebração de contratos-programa. O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, destaca a importância da reabilitação de um espaço que assume o papel de polo de dinamização cultural, artística, recreativa e educativa numa das Aldeias Históricas mais conhecidas e visitadas do país. O protocolo assinado no dia 11 de março é válido por cinco anos e renovável por períodos iguais.

PUBLICIDADE

“Através de uma profícua parceria com a Junta, fizemos renascer das cinzas um edifício que faz parte da identidade e da paisagem da aldeia; um imóvel que estamos certos de que vai ter importância acrescida enquanto espaço de apoio ao desenvolvimento de atividades de lazer, recreio e cultura”, acrescentou o autarca.

Estão previstos para breve novos melhoramentos nas imediações da escola, nomeadamente a pavimentação do acesso às renovadas instalações. A intervenção vai ser concretizada pela Junta de Freguesia e conta com a comparticipação do Município de Arganil, na sequência da celebração de um contrato-programa no valor de 25 mil euros. Nesta verba está ainda incluída a pavimentação dos acessos ao Fotopoint do Piódão e ao Cemitério de Chãs d’Égua, naquela freguesia.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE