Região

Município da Lousã entrega unidade móvel de saúde ao Centro de Saúde

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-05-2021

O Município da Lousã entregou hoje uma unidade móvel de saúde ao Centro de Saúde da Lousã, no âmbito do programa “Região de Coimbra + PROXIMIDADE”, promovido pela CIM Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

Na cerimónia participaram, para além do presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, o vogal do Conselho Diretivo da ARS Centro, Mário Ruivo, o representante do ACES no Centro de Saúde da Lousã e coordenador da USF Serra da Lousã, Jorge Pedrosa Rodrigues, a coordenadora da USF Trevim Sol, Marília Pereira e, em representação da UCC Arouce, Andreia Correia.

A viatura, 100% elétrica, está adaptada para prestar cuidados de saúde à população, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis e que se encontram mais distantes do Centro de Saúde ou que apresentam maiores dificuldades de transporte e mobilidade, como a população idosa.

PUBLICIDADE

publicidade

Inclui uma bancada de trabalho, contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares, sistema de fixação dos equipamentos, um dispensador de gel desinfetante, um nebulizador ultrassónico, um aspirador de secreções e um monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro.

Trata-se de um equipamento que vem melhorar a qualidade assistencial de proximidade nos cuidados de saúde, nomeadamente domiciliário.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, destacou a “valia deste programa da CIM Região de Coimbra, reforçando a importância da sinergia e conjugação de esforços entre todas as entidades para a melhoria dos cuidados de saúde e do serviço de proximidade no Concelho.”

PUBLICIDADE

O autarca destacou ainda a importância do trabalho em parceria, onde se incluem também as Juntas de Freguesia, que tem vindo a ser desenvolvido, na execução do plano de vacinação da covid-19.

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) foi adquirida no âmbito do projeto “Região de Coimbra + PROXIMIDADE”, que une a CIM Região de Coimbra, os seus municípios, a ARS Centro e os Agrupamentos de Centros de Saúde.

O projeto visa fornecer a todos os municípios da Região de Coimbra uma UMS e foi objeto de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020 e FEDER, com um investimento total de mais de 560 mil euros.

Nos termos do protocolo de cooperação estabelecido, compete ao Centro de Saúde assegurar o pessoal de enfermagem, material médico cirúrgico e de consumo clínico, ficando o Município da Lousã, para além da disponibilização da viatura, com a responsabilidade de pagar as despesas de seguro e imposto de circulação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE