Cidade

Coimbra: Mundo do vinho é celebrado com conversas, oficinas e exposições (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 26-09-2022

Nos dias 4, 6, 7, 12, 14 e 15 de outubro realiza-se a 5ª edição de “O Mundo do Vinho”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultura e Risco, que acontece em diferentes espaços da cidade: Seminário Maior de Coimbra, Museu Nacional Machado de Castro, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Casa da Escrita e Hotel Quinta das Lágrimas. Conta pela primeira vez com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

É um evento para todos os públicos, sejam eles conhecedores do vinho ou não, e conta com a presença dos Vinhos Terras de Sicó, com o objetivo de conhecer o terroir e provar os vinhos que se produzem na região. O vinho será o elemento que une todas as outras iniciativas, como uma exposição de fotografia, conversas, palestra uma oficina e um jantar vínico.

A primeira semana está ligada à espiritualidade. “O Vinho na Bíblia” é a primeira conversa, com João Maria André e Padre Nuno Santos, na Sala dos Azulejos do Seminário Maior de Coimbra, dia 4 de outubro, às 17h30. A entrada é livre. No dia 6, Jorge Prata apresenta a exposição de fotografia “Revelações”, no Museu Nacional Machado de Castro, com inauguração marcada para as 18h, onde será servido um vinho Sicó de honra. A entrada é livre e a exposição até patente até 11 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 18h. Também o Museu Nacional Machado de Castro recebe, dia 7, às 17h, a palestra “O vinho, a arte e o sagrado. O simbolismo do vinho no novo testamento” com Pedro Miguel Ferrão. A palestra repete-se dia 8, pelas 11h. A duração é de 60 minutos e a entrada é livre, mas sujeita a inscrição, através do 239 853 070 ou se@mnmc.dgpc.pt.

PUBLICIDADE

A segunda semana promete ser mais dinâmica e interativa e arranca no dia 12 de outubro, com a oficina “Porque é que gostamos dos vinhos que gostamos?”, por Sara Rodrigues e Matos da The Wine House. Terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, às 18h, cujo valor é de 7,50€ por pessoa. “De que falamos afinal, quando falamos de vinhos naturais?” é a conversa marcada para dia 14, às 18h, na Casa da Escrita, que aborda temas como as preocupações com a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade ou até mesmo a saúde. Por fim, dia 15, realiza-se o jantar vínico, no Hotel Quinta das Lágrimas, a partir das 20h. Será feita uma apresentação e prova dos Vinhos Terras de Sicó, em conjugação com os pratos preparados pelo chefe Vítor Dias. O preço é de 35€ e as reservas devem ser feitas até 11 de outubro, através dos contactos 918 431 155 ou 962 610 050.

Margarida Mendes Silva, presidente da direção da Associação Cultura e Risco e autora do projeto, salientou que “O Mundo do Vinho” é para “celebrar o vinho, cruzando diferentes disciplinas artísticas e procurando convocar diferentes personalidades para formar um programa interessante para um público alargado”.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE