Desporto
Mundial: Quem é Essuatíni que permitiu que Cabo Verde fosse apurado?

Imagem: depositphotos.com
Cabo Verde celebrou esta segunda-feira, 13 de outubro, um feito histórico no futebol: a seleção nacional, conhecida como Tubarões Azuis, venceu Essuatíni por 3-0 e garantiu a primeira presença do país num Campeonato do Mundo, rumo ao Mundial de 2026.
Uma vitória era suficiente para assegurar o apuramento, e os golos surgiram todos na segunda parte, consolidando a estreia de Cabo Verde na competição mais prestigiosa do futebol mundial.
Com este feito, Cabo Verde torna-se o segundo país com menor população a chegar a um Mundial, atrás apenas da Islândia, e é também uma das nações mais pequenas em termos de território a garantir presença, com apenas 4 mil quilómetros quadrados, ficando atrás apenas de Trindade e Tobago.
PUBLICIDADE
O mais recente apuramento é ainda destaque pelo facto de ser a primeira equipa dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) num Mundial desde a presença de Angola, no Alemanha 2006.
O sucesso representa um marco histórico para o país africano e para os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), abrindo novas perspetivas e orgulho para os adeptos cabo-verdianos.
E quem é o adversário Essuatíni? Oficialmente Reino de Essuatíni foi anteriormente conhecido como Suazilândia. Trata-se de um país da África Austral, limitado a leste por Moçambique e em todas as outras direções pela África do Sul. As capitais são Mebabane e Lobamba.
Clique para ver a fotogaleria e fique a conhecer um pouco melhor este país:






PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.