Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

“Mulheres da Beira” na Casa do Cinema de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-05-2022

A Casa do Cinema de Coimbra recebe no próximo dia 10 de maio, às 21:30, o cine-concerto “Mulheres da Beira” musicado por Luís Pedro Madeira, Jorri e Sérgio Costa, uma iniciativa Caminhos do Cinema Português e Centro de Estudos Cinematográficos inserida na Feira Cultural da Queima das Fitas de Coimbra de 2022.

PUBLICIDADE

Revisitando o filme de Rino Lupo — “Mulheres da Beira”, recuperamos um património cinematográfico nacional que, entrosado com a performance ao vivo de uma nova banda sonora original, ganha uma nova roupagem. O trio de multi-instrumentistas conimbricense constituído por Jorri, João Pedro Madeira e Sérgio Costa é amplamente conhecido do grande público, tendo percursos estabelecidos em bandas como Azembla’s Quartet, a Jigsaw, Belle Chase Hotel, Pensão Flor, Quinteto Tati e The Millions.

O cine-concerto pretende ser um encontro de duas temporalidades, unindo o pioneirismo de Rino Lupo em Portugal com a música contemporânea num espetáculo que reinventa a difusão do espólio cinematográfico num espaço que estimula a apreciação das diferentes disciplinas artísticas e respectivas proveniências.

PUBLICIDADE

publicidade

Rino Lupo foi um cineasta italiano que chegou a Portugal em Agosto de 1921. Rino Lupo explorou o melodrama rural e verista enquadrado em décors naturais da província, com fortes traços pictóricos, na mais pura linha do Film Esthétique. Mulheres da Beira, uma adaptação de um conto de Abel Botelho, foi o seu primeiro filme. A película tem como pano de fundo a região de Arouca. Nela conhecemos “O trágico devaneio de Aninhas, uma jovem e bela camponesa que, por por sonhos de riqueza e um fascínio amoroso, repele o afecto arrebatado de André, um rústico contemplativo. A volúvel Aninhas deixa-se enredar na funesta teia de sedução do Fidalgo da Mó que, uma vez entediado e com nova amante, acaba por desprezá-la…”.

A Casa do Cinema de Coimbra abre a sua bilheteira 30 minutos antes de cada sessão e situa-se no piso 0 das Galerias Avenida na Av. Sá da Bandeira.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com