Região

Mulher e três crianças desalojadas após fogo destruir habitação em Pedrógão Grande

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 26-08-2025

Imagem: Francisco Fortunato/ Facebook

O Instituto da Segurança Social (ISS) revelou hoje que está a ser delineado um plano de intervenção para a família, mulher e três crianças, que ficou desalojada nos incêndios do fim de semana no concelho de Pedrógão Grande.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o ISS explicou que “está a ser delineado um plano de intervenção com a participação” do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do Município de Pedrógão Grande, da Unidade Local de Saúde de Coimbra e da progenitora, “com ações na área social, da saúde e da educação, com vista a permitir o acesso a prestações sociais, cuidados de saúde (vacinação), enquadramento escolar, entre outros”.

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado, deflagraram dois incêndios no concelho do distrito de Leiria (um na freguesia de Pedrógão Grande às 14:27 e outro às 15:21 na freguesia da Graça), obrigando à retirada de pessoas de cinco aldeias por precaução e ao corte de várias estradas, incluindo nacionais.

PUBLICIDADE

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, os fogos passaram a ser geridos como ocorrência única e o incêndio entrou em resolução às 03:40 de domingo.

Num balanço provisório, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, António Lopes, disse na segunda-feira que duas casas de madeira ficaram destruídas, numa das quais morava uma mulher e três crianças, e ainda um anexo de arrumos.

Trata-se de casas colocadas em reboques, que mudam com frequência de local, referiu o autarca, adiantando que, no caso da família, os serviços da Ação Social e da Segurança Social estão a acompanhar, estando assegurados alimentação e bens, e o município vai disponibilizar uma habitação.

Hoje, o ISS confirmou que, na sequência da intervenção operacionalizada em estreita articulação com a Comissão Municipal de Proteção Civil, o SAAS, a Junta de Freguesia da Graça e a Unidade Local de Saúde de Coimbra, foi identificado um “agregado familiar, composto por uma pessoa adulta e três crianças, de nacionalidade alemã”, segundo o qual a respetiva habitação foi totalmente destruída pelo fogo.

A intervenção do Instituto, “realizada, designadamente, junto do agregado familiar em referência, visou garantir, de imediato, alojamento, assim como alimentação, vestuário e cuidados de saúde”, prosseguiu.

Segundo o ISS, a esta família, que dispensou alojamento disponibilizado pela Câmara por ter “apoio de amigos que lhe garantia pernoita” no sábado e dias seguintes, foi disponibilizado por aquelas entidades “apoio psicossocial, vestuário, fraldas entre outros bens”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE