Saúde

Muitos procuram o “paraíso” para ter dentes perfeitos na Turquia…mas acabam por encontrar o inferno

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 28-05-2025

Imagem: TikTok

Leanne, uma DJ e mãe de dois filhos, está a passar por uma verdadeira provação depois de ter decidido fazer um tratamento dentário na Turquia, que lhe tem causado fortes dores, sangramento nasal e uma sinusite crónica.

PUBLICIDADE

publicidade

A mulher viajou para o país em maio de 2024, com o objetivo de remover os seus dentes e colocar implantes dentários para melhorar o seu sorriso, que tinha sido anteriormente reparado com facetas e pontes em 2009. Com o tempo, essas soluções começaram a deteriorar-se, obrigando-a a recorrer até a cola de unhas para manter os dentes no sítio.

PUBLICIDADE

Após seis meses de investigação, optou pelos implantes dentários, atraída pelo preço mais acessível e pela publicidade intensa nas redes sociais. No entanto, o que parecia uma decisão corajosa e económica revelou-se um erro grave.

No dia 8 de maio, a mulher deu início ao tratamento na ES Clinic, onde um raio-X mostrou que o procedimento seria mais complexo do que pensava: além da extração dos dentes, seria necessário realizar um levantamento do seio maxilar e um enxerto ósseo para permitir a colocação dos implantes, esclarece o Daily Mail.

Para poupar os 400 libras extras da anestesia geral, Leanne optou por ficar acordada durante o processo, que durou cerca de quatro horas e envolveu 25 injeções. A dor, que descreveu como “excruciante”, foi acompanhada de hematomas significativos.

Apesar disso, inicialmente sentiu-se satisfeita com os implantes temporários e afirmou ter recuperado a autoestima. Contudo, após apenas um mês, começaram os problemas: os dentes temporários caíram, revelando os parafusos, e surgiram bolhas dolorosas no nariz, acompanhadas de dor de cabeça intensa e sangramento nasal constante.

Leanne apresentou ainda sintomas de herpes labial no nariz e uma inflamação facial grave, que deformou o seu rosto e lhe causou sofrimento físico e psicológico. Atualmente, está a tomar antibióticos para controlar a infeção e sofre de sinusite crónica, uma condição que a afeta há mais de um ano.

A mãe está ainda à espera que o inchaço diminua para poder avançar com os implantes finais, mas alerta a sua comunidade nas redes sociais para os perigos de recorrer a tratamentos dentários no estrangeiro. “Não acreditem no que veem ou ouvem”, disse, referindo-se às promessas de tratamentos fáceis e baratos fora do Reino Unido.

Este caso levanta questões sobre o acesso limitado a cuidados dentários no NHS. Segundo dados recentes, mais de um quarto das pessoas que não conseguem atendimento no Reino Unido recorrem a tratamentos caseiros perigosos, como extrair dentes com alicates, enquanto um quinto viaja para o estrangeiro para realizar tratamentos.

Um porta-voz do Departamento de Saúde e Assistência Social admitiu que “a odontologia do NHS está em crise” e sublinhou que estão a ser tomadas medidas para aumentar a oferta, incluindo reformas ao contrato odontológico e mais consultas urgentes.

Leanne espera que a sua história sirva de aviso para quem pensa em procurar tratamentos dentários fora do país, defendendo que “vale mais fazer tratamentos no Reino Unido do que arriscar a saúde por causa do preço”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE