Política

Movimento independente quer “Mais e Melhor” para a Mealhada

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-05-2021

Hoje, 22 de Maio, foi apresentado, na Adega Rama, em Santa Luzia (Mealhada), o Movimento Independente Mais e Melhor com o objectivo de formalizar a candidatura aos órgãos autárquicos do Concelho da Mealhada.

PUBLICIDADE

O projecto, liderado por António Jorge Franco, ex-vereador municipal e ex-Presidente da Fundação da Mata do Buçaco, é, segundo o candidato, “um movimento de cidadãos empenhados e unidos, com o objetivo de ser uma alternativa dinâmica e empreendedora para o concelho Mealhada”.

A equipa, constituída por pessoas com diferentes ideologias políticas, tem como desígnio “fazer mais e melhor pelo Concelho da Mealhada”.

PUBLICIDADE

No discurso de apresentação, António Jorge Franco foi taxativo ao afirmar que, “pode-se fazer mais e melhor, no que respeita a inovação, a prosperidade, a sustentabilidade e ao empreendedorismo, tornando o concelho da Mealhada mais atrativo para os de fora e, simultaneamente, dar melhor qualidade de vida aos que nele vivem”.

“Tendo por base os recursos e as potencialidades do concelho, desde a sua localização estratégica, à boa acessibilidade, infraestruturas e a uma malha empresarial capaz e dinâmica”, o movimento propõe-se, através da ética, do trabalho e do rigor, alavancar e catapultar o concelho para o patamar que merece, tornando-se num hub da região atlântica da Península Ibérica.

PUBLICIDADE

publicidade

Se por um lado, António Jorge Franco e a sua equipa querem dar atenção “aos problemas concretos das pessoas da terra”, por outro, “o programa eleitoral traça linhas enquadradas na estratégia de desenvolvimento regional, nacional e internacional, com especial enfoque nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”. 

Durante o discurso foram salientadas algumas linhas mestras do que a equipa se propõe colocar em prática.  Entre outras ideias, destacaram-se a vontade de criar uma comunidade competitiva e atrativa, através da sustentabilidade económica, da sustentabilidade ambiental e da sustentabilidade social, a promoção de uma sociedade mais conectada, mais digital, mais acessível e mais inclusiva, querer envolver a comunidade local na tomada de decisões, a vontade de investimentos na cultura, na educação, na saúde, no meio ambiente, no turismo, na economia e no desporto.

Se por um lado o movimento quer criar um concelho mais atrativo ao nível do espaço público e da mobilidade, dignificando os diversos espaços e recuperando o património, por outro, quer recuperar dos efeitos nefastos da pandemia, tanto a nível social como económico dando respostas através dos serviços municipais aos cidadãos e empresas.

Por fim, e antes de apresentar os restantes membros da equipa, António Jorge Franco deixou uma mensagem em nome de todos: “o que nos move é o bem comum da nossa comunidade e não quaisquer interesses pessoais ou partidários. Sobretudo, move-nos a nossa responsabilidade enquanto cidadãos empenhados, que sentem poder ser úteis à comunidade”. 

Depois de muitos anos afastados das lides políticas, mas conhecendo o Concelho “como ninguém”, Carlos Cabral, ex-presidente da Câmara durante quase 2 décadas, decidiu regressar e abraçar o projecto enquanto cabeça de lista para a Assembleia Municipal, por acreditar que se trata de um projecto que irá primar pela honestidade, dedicação e confiança num futuro construído por todos e para todos.

O executivo municipal da Mealhada é liderado pelo socialista Rui Marqueiro. O PS elegeu 4 vereadores e o PSD 3.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE