Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Movimento Greve Cirúrgica diz não ter nada a esconder. Enfermeiros apelam à identificação dos contribuidores

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-02-2019

     

PUBLICIDADE

O Movimento Greve Cirúrgica pediu hoje a todas as pessoas que contribuíram ou que desejem no futuro contribuir na recolha de fundos ‘online’ para o financiamento da greve dos enfermeiros que se identifiquem, porque “não há nada a esconder”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos preparadíssimos, não temos nada a esconder, sempre dissemos isso”, afirmou à agência Lusa Catarina Barbosa, representante do Movimento Greve Cirúrgica, numa reação à informação, avançada hoje pelo semanário Expresso, de que a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai investigar a origem dos fundos recolhidos pelos enfermeiros através de uma plataforma de financiamento colaborativo, ‘crowdfunding’, para as recentes greves daquela classe profissional.

À Lusa, a representante disse que o movimento enviou na sexta-feira, “antes de sair a notícia”, um ‘email’ a todos os contribuidores para que esses verificassem se as suas contribuições tinham sido anónimas ou não.

PUBLICIDADE

“E com um pedido para as pessoas se identificarem, exatamente porque não temos nada a esconder”, prosseguiu.

Catarina Barbosa indicou que o movimento já recebeu, entretanto, ‘emails’ de várias pessoas que querem alterar o ‘status’ de anónimo e colocarem a respetiva identificação.

“Acreditamos que se calhar, até ao fim do dia de hoje ou de amanhã [domingo], esse problema ficará resolvido. Porque nós nunca tivemos nada a esconder, não é por causa dos anónimos que as coisas vão ser diferentes”, afirmou a representante do Movimento Greve Cirúrgica, que organizou a recolha de fundos para as paralisações.

E acrescentou: “Estamos tranquilos, estamos à espera. O que nós queríamos era mesmo isso, que investigassem para acabarem mesmo com essa suspeita que existe, dos privados estarem a financiar, assim realmente vai ficar resolvido, vai ficar resolvida a questão. E espero que não se volte a falar mais desta situação. É a melhor forma de resolver isto”.

Questionada se o movimento foi, entretanto, contactado pela ASAE, Catarina Barbosa disse que, até agora, não houve qualquer contacto.

Segundo a edição de hoje do semanário Expresso, a ASAE vai investigar o fundo solidário que está a financiar a greve dos enfermeiros, perante as crescentes suspeitas sobre a origem do ‘crowdfunding’, que já angariou mais de 784 mil euros.

“As circunstâncias atuais precipitaram uma avaliação prévia às seis campanhas ativas, entre as quais a dos enfermeiros”, disse ao semanário o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

Na quinta-feira, fonte oficial da ASAE disse à agência Lusa que não fez qualquer inspeção às plataformas de ‘crowdfunding’ desde que foram criadas, há quase quatro anos, porque a legislação não está ainda uniformizada com as medidas de combate ao branqueamento de capitais.

“Havendo necessidade de serem estabelecidas regras para esta atividade, não foram até à data desenvolvidas ações de inspeção”, disse a ASAE numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com