Cidade

Movimento Cidadãos por Coimbra quer dinamizar um Plano de Arborização da Cidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-03-2019

O Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) levou a efeito neste dia 30 de Março, frente ao Mercado Municipal D. PedroV, uma ação de sensibilização ambiental focada na necessidade de arborização da Cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

No momento, Jorge Gouveia Monteiro afirmou que o “anúncio de plantação de cerca de 150 árvores, em 4 locais, no passado dia 21 de março, numa cidade que perdeu milhares de árvores só com a tempestade Leslie, dá uma má imagem de como os poderes públicos (não) estão a saber lidar com o problema”.

O aderente do Somos Coimbra salienta que “a banalização do ritual faz com que as pessoas encolham os ombros”. O cidadão pensa: “Lá estão eles a trabalhar para a foto”.”

PUBLICIDADE

Em vez disso, é urgente um Plano de Arborização da Cidade, aberto à participação de todos, com as Juntas de Freguesia, as empresas do ramo, os cidadãos e cidadãs voluntários/as que quiserem integrar-se nas equipas. Trata-se de uma causa de Cidade, não de um adorno mediático, acrescentou o candidato do CpC à Câmara Municipal de Coimbra nas eleições de 2017-

Prossegue Jorge Gouveia Monteiro: Em Coimbra, o problema não se mede apenas pelos danos causados pela Leslie e instalou-se ao longo das últimas décadas: o verde urbano diminuiu drasticamente. Coimbra vem perdendo árvores há muitos anos, por abate e não substituição, por incumprimento dos promotores de loteamentos e falta de fiscalização camarária quando da receção das obras, até por escolha de espécies não adequadas aos locais. Há muitas e muitas centenas de caldeiras vazias, porque nunca levaram as árvores previstas, ou porque essas morreram ou foram abatidas e não substituídas.

PUBLICIDADE

publicidade

A boa época de plantio também não deve ser março, mas sim o Outono/ Inverno, quando a generalidade das árvores estão em dormência e a probabilidade de vingarem é maior. A efeméride do Dia da Árvore, em março deve ser, isso sim, o culminar de um trabalho sério e extenso, participado, informou o antigo vereador na CMC.

Por tudo isto, Jorge Gouveia Monteiro avisou que “ainda estamos a tempo de preparar uma grande campanha para os próximos meses de novembro, dezembro e janeiro”.

O CpC irá propor, já no inicio de abril, o agendamento da discussão na Assembleia Municipal desse Plano. Porque é necessário e urgente. Porque a Assembleia Municipal deve ser o órgão de onde parta a dinamização de uma campanha aberta a todos, concluiu Jorge Gouveia Monteiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE