Política

Motoristas dos SMTUC pressionam partidos no Parlamento

António Alves | 2 horas atrás em 18-02-2026

Delegação do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Urbanos do Centro (STTUC) dirigiu-se à reunião do executivo municipal.

A dirigente sindical Rosa Luísa foi a porta-voz das preocupações dos Agentes Únicos de Transportes Coletivos. No período de intervenção do público, afirmou que “o elevado número de aposentações, conjugado com a enorme dificuldade em captar novos profissionais para esta função, está a criar uma escassez crítica de trabalhadores”.

Na prática, “esta profissão, nas condições atualmente existentes, deixou de ser atrativa, quer pelo nível de exigência funcional e responsabilidade associada, quer pelo enquadramento remuneratório e pela insuficiente valorização profissional”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Desta forma, e perante a proposta do Grupo Parlamentar do Partido Socialista de um projeto de lei que visa criar o suplemento de agente único de transportes, a dirigente apelou “a todos os partidos com representação parlamentar aqui representados que intervenham junto dos respetivos deputados eleitos, no sentido de garantirem o apoio necessário à aprovação das medidas legislativas que permitam atenuar e corrigir a situação”.

Ao mesmo tempo, aproveitou a intervenção para agradecer à presidente da câmara Ana Abrunhosa e ao Grupo Parlamentar do PS “pelo empenho consistente, pela disponibilidade institucional e pela dedicação demonstrada na defesa desta causa estruturante para o serviço público de transportes e para os trabalhadores do setor”.

Por outro lado, fez questão de “reconhecer e valorizar o contributo do CHEGA e do PCP, pelas iniciativas que deram entrada na Assembleia da República, permitindo que esta matéria assumisse expressão política e legislativa ao mais alto nível, colocando na agenda nacional uma problemática que exige resposta urgente e estrutural”.

Os eleitos da Coligação “Juntos Somos Coimbra” – Margarida Pocinho (CDS-PP) e Celso Monteiro (Iniciativa Liberal) – garantiram que irão fazer chegar esse pedido aos respetivos grupos parlamentares.

Maria Lencastre Portugal, ex-vereadora do CHEGA, reconheceu a justiça das reivindicações dos motoristas dos SMTUC, enquanto João Francisco Campos (PSD) referiu que sempre defendeu a transformação dos SMTUC em empresa municipal, tal como aconteceu com as Águas de Coimbra, e não “uns remendos” como agora é proposto.