Região

Motociclistas resgatados encontravam-se num estado de “cansaço extremo”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 08-03-2024

Imagem: Bombeiros Voluntários da Covilhã

Quatro motociclistas foram resgatados na serra da Estrela pelos Bombeiros Voluntários da Covilhã na quinta-feira, 7 de março, ao final do dia, depois de a acumulação de neve os ter impedido de progredir numa estrada que estava interdita ao trânsito.

PUBLICIDADE

Os quatro homens, que foram surpreendidos pelas condições meteorológicas muito adversas, impedindo as motos, todo-o-terreno, de prosseguirem caminho, deixaram-nas para trás, continuaram a pé até conseguirem andar e enviaram as coordenadas de localização aos bombeiros, a quem pediram ajuda.

Segundo o comandante dos Bombeiros da Covilhã, Luís Marques, as quatro pessoas dirigiam-se de Unhais da Serra em direção à Nave de Santo António pela Estrada Municipal 509, conhecida como estrada do canal, que “não tinha condições para transitar e por isso tinha a cancela fechada e estava interditada”.

PUBLICIDADE

“Quando chegaram junto à Barragem do Padre Alfredo, as motos já não andavam. Deixaram-nas para trás e continuaram a pé, ligaram para os bombeiros, enviaram-nos as coordenadas, pedimos ao Centro de Limpeza de Neve que abrisse a cancela e abrimos caminho com os limpa-neves até chegar a eles”, contou, em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros da Covilhã.

Segundo Luís Marques, na operação de socorro, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, estiveram envolvidos três veículos e sete bombeiros, depois do alerta ter sido dado cerca das 19:30.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o comandante dos Bombeiros da Covilhã, os motociclistas dirigiam-se para uma unidade hoteleira nas Penhas da Saúde e encontravam-se num estado de “cansaço extremo”.

Em declarações hoje à Lusa, um dos elementos do grupo, que se encontra na Covilhã e continua com as motos retidas na EM 509, à guarda da GNR, explicou que os quatro, um português, de Santarém, um suíço, um sueco e um australiano, estavam a fazer um passeio de cinco dias pela região e circular naquela via “foi uma decisão de última hora”, quando estava a ficar de noite.

O motociclista, que preferiu não divulgar o nome, explicou que conhece “minimamente a zona”, que a EM 509 “é o caminho normal” a seguir e que, embora a estrada estivesse fechada, tomaram a “má decisão” de avançar para encurtarem caminho e porque fazem isto “há muitos anos” e observam que, por vezes, os alertas “são empolados”.

Depois do sucedido, o motociclista apelou para que se “respeitem os avisos, principalmente os alertas locais”.

O comandante dos Bombeiros da Covilhã, Luís Marques, alertou que na serra da Estrela “pode haver uma alteração repentina das condições meteorológicas” que podem deixar as pessoas “sem condições para transitarem”, e reforçou que os visitantes “devem evitar colocarem-se em situações de perigo”.

“Devem garantir que no acesso à serra levam correntes de neve, levam os seus veículos abastecidos de combustível e que levam também roupas quentes. Devem ter o máximo cuidado e cumprir as indicações das autoridades, quer em relação às estradas encerradas, quer em colocarem-se em zonas onde não é permitido”, reforçou o responsável pelos Bombeiros da Covilhã, no distrito de Castelo Branco. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE