Coimbra
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Museu Machado de Castro vão comemorar Noite Europeia e o Dia dos Museus

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Museu de Machado de Castro vão comemorar a Noite Europeia e o Dia dos Museus, em Coimbra, nos dias 13 e 18, dedicados ao tema da sustentabilidade.
Em comunicado, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha convida “todos os interessados a celebrar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus neste local histórico e emblemático da cidade”, realçando que será “uma experiência cultural única e inesquecível”.
PUBLICIDADE
No sábado, 13 de maio, ao longo do dia, no perímetro do monumento, na margem esquerda do rio Mondego, são realizadas duas oficinas, uma intitulada “Horta monástica sustentável”, para crianças dos 6 aos 12 anos, seguida de outra sobre “O saber dos nossos avós”.
“Através de sementes e pólenes foi possível descobrir algumas espécies de plantas aqui cultivadas [na Idade Média], como a camomila, o tomilho e os orégãos, usadas na confeção de alimentos ou na botica”, salienta na nota a Direção Regional de Cultura do Centro, dirigida por Suzana Menezes.
À noite, entre as 21:00 e as 22:00, acontece uma visita guiada multidisciplinar em torno do impacto das alterações climáticas na ruína de Santa Clara-a-Velha.
No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, são repostas a diferentes horas algumas das iniciativas do dia 13, com exclusão da oficina “Horta monástica sustentável”.
Por sua vez, o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) começa a celebrar a Noite Europeia dos Museus às 15:00 do dia 13, com a iniciativa “Incursão num arquivo fotográfico: Coimbra e o MNMC em meados do século XX”, promovida pela Liga dos Amigos da instituição.
Às 17:30, na estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o MNMC organiza a conversa “Museus, sustentabilidade e bem-estar. Desafios e oportunidades”.
A partir das 16:00 e pelo serão fora, até 23:30, para crianças até aos 12 anos, decorre o programa “Pintura de ‘Pedrinhongos’ e colagens tridimensionais”, da responsabilidade da Cooperativa Pedrinhas, nascida na Lousã em memória póstuma de Pedro Brasião Rodrigues.
Às 21:30, o artista plástico Victor Costa pinta um ‘Pedrinhongo’, inspirado nos desenhos deixados pelo menino Pedro Brasião Rodrigues.
A noite, a partir das 20:30, inclui ainda desenho de perfis caricaturais e um recital de piano por Klaudia van Eenbergen.
Para assinalar o Dia internacional dos Museus, 18 de maio, o MNMC, entre outras iniciativas, promove às 16:00 o Sarau Cultural Fragosiano, com exibição da peça “Noturno” e do documentário “A vida breve de António Fragoso”, enquanto decorrem mais sessões de caricatura ao vivo.
PUBLICIDADE