Vamos

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-04-2021

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, classificado como Monumento Nacional e Sítio Arqueológico, integra o programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

PUBLICIDADE

No próximo fim de semana, dias 17 e 18 de abril, o Mosteiro propõe o encontro com o passado numa abordagem histórica, antropológica, arqueológica e pedagógica e convida a participar na visita interpretada D. Maria de Menezes – Um caso de vida e de morte e na oficina pedagógica O Brasão da Abadessa. As iniciativas, com participação gratuita, destinam-se ao público em geral e requerem marcação prévia.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Em 2021, o ICOMOS propõe o tema Passados complexos: Futuros Diversos para as comemorações internacionais do DIMS.

PUBLICIDADE

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tem a garantia de higiene e segurança atribuída pelo selo Clean & Safe, todas as atividades cumprirão as orientações da Direção Geral de Saúde com um limite de participantes que permitirá o distanciamento, sendo o uso de máscara obrigatório durante todo o período de permanência no espaço.  

PROGRAMA:

PUBLICIDADE

publicidade

Dias 17 e 18 de abril 2021

 

VISITA INTERPRETADA D. MARIA DE MENEZES – UM CASO DE VIDA E DE MORTE

Dos cerca de 70 esqueletos exumados no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, destaca-se o caso de D. Maria de Menezes, o único indivíduo possível de identificar através da laje tumular que cobria a sua sepultura. A escavação arqueológica efetuada permitiu a recolha dos seus restos osteológicos e de espólio funerário associado ao enterramento, tornando possível uma recriação da sua biografia.

Nascida durante o século XV e tendo desempenhado as funções de abadessa no Mosteiro de Santa Clara de Coimbra a partir de 1520, D. Maria de Menezes terá falecido em 1529.

Horário: 10:30 e 11:30

Público-alvo: Público em geral

Nº de participantes por visita: 8

 

OFICINA PEDAGÓGICA O BRASÃO DA ABADESSA

A oficina convida à descoberta dos brasões existentes no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, nomeadamente do brasão da abadessa D. Maria de Menezes. Além de transmitir noções básicas de heráldica a oficina inclui a decoração de uma réplica do brasão da abadessa, recorrendo a um modelo em gesso e pintura com tintas.

Horário:  das 10:00 às 12:00

Participantes: mínimo de 3 e máximo de 8

Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos

 

Contacto para informação e inscrições: mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt | Tlf. 239 801 160

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE