O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, classificado como Monumento Nacional e Sítio Arqueológico, integra o programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
No próximo fim de semana, dias 17 e 18 de abril, o Mosteiro propõe o encontro com o passado numa abordagem histórica, antropológica, arqueológica e pedagógica e convida a participar na visita interpretada D. Maria de Menezes – Um caso de vida e de morte e na oficina pedagógica O Brasão da Abadessa. As iniciativas, com participação gratuita, destinam-se ao público em geral e requerem marcação prévia.
PUBLICIDADE
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Em 2021, o ICOMOS propõe o tema Passados complexos: Futuros Diversos para as comemorações internacionais do DIMS.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tem a garantia de higiene e segurança atribuída pelo selo Clean & Safe, todas as atividades cumprirão as orientações da Direção Geral de Saúde com um limite de participantes que permitirá o distanciamento, sendo o uso de máscara obrigatório durante todo o período de permanência no espaço.
PROGRAMA:
Dias 17 e 18 de abril 2021
VISITA INTERPRETADA D. MARIA DE MENEZES – UM CASO DE VIDA E DE MORTE
Dos cerca de 70 esqueletos exumados no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, destaca-se o caso de D. Maria de Menezes, o único indivíduo possível de identificar através da laje tumular que cobria a sua sepultura. A escavação arqueológica efetuada permitiu a recolha dos seus restos osteológicos e de espólio funerário associado ao enterramento, tornando possível uma recriação da sua biografia.
Nascida durante o século XV e tendo desempenhado as funções de abadessa no Mosteiro de Santa Clara de Coimbra a partir de 1520, D. Maria de Menezes terá falecido em 1529.
Horário: 10:30 e 11:30
Público-alvo: Público em geral
Nº de participantes por visita: 8
OFICINA PEDAGÓGICA O BRASÃO DA ABADESSA
A oficina convida à descoberta dos brasões existentes no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, nomeadamente do brasão da abadessa D. Maria de Menezes. Além de transmitir noções básicas de heráldica a oficina inclui a decoração de uma réplica do brasão da abadessa, recorrendo a um modelo em gesso e pintura com tintas.
Horário: das 10:00 às 12:00
Participantes: mínimo de 3 e máximo de 8
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos
Contacto para informação e inscrições: mosteiro.scvelha@
PUBLICIDADE