Coimbra

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha celebra arqueologia em jornadas europeias

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-06-2021

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, sítio arqueológico e monumento nacional, participa nas comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia – JEA 2021, a 18, 19 e 20 de junho, organizadas por 47 países europeus que visam promover o conhecimento do património arqueológico, aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos e sensibilizar para a necessidade de salvaguarda do património.

PUBLICIDADE

A Direção Regional de Cultura do Centro promove, ao longo de três dias um conjunto de atividades que darão a conhecer parte do seu acervo arqueológico, metodologias de trabalho e novas ferramentas tecnológicas.

Na sexta-feira, 18 de junho, a programação é dedicada aos profissionais e estudantes do setor, durante a manhã será realizada uma oficina de desenho arqueológico com o professor José Luís Madeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Às 18h, com transmissão no Facebook do Mosteiro, decorrerá uma conversa sobre a aplicação de tecnologias 3D na valorização do património arqueológico com Pablo Aparicio Resco, do PAR – Arqueologia y Património Virtual.

PUBLICIDADE

No sábado e domingo, 19 e 20 de junho, o programa é dedicado ao público em geral, especialmente às famílias que são convidadas para uma viagem ao TEMPO do PAÇO, uma recriação histórica que decorre entre os jardins do Centro Interpretativo e parede do Paço que foi mandado construir pela Rainha Isabel de Aragão na proximidade da cerca do Mosteiro. A tenda de armas, a presença de Mestres de Cantaria e Cetraria, com trabalho na pedra ao vivo e mostra das técnicas de Falcoaria, nobres trajados à época e visitas interpretadas garantem um fim de semana com muita animação, conhecimento e partilha de experiências e vivências do património.

Nos três dias de programação será ainda realizada a visita interpretada “D. Maria de Menezes”, uma visita à biografia, ao modo de vida e ao esqueleto de uma das habitantes do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

PUBLICIDADE

A participação nas atividades, bem como a entrada no Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, é gratuita e segundo a DRCC, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tem a garantia de segurança do selo Clean&Safe, o uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios em todas as áreas afetas ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a higienização frequente das mãos é recomendada. As áreas têm uma lotação máxima para garantir a segurança de todos os visitantes e colaboradores do Mosteiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE