Vamos

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha abre no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-04-2022

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha abre exclusivamente, a 18 de abril, para se associar ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Património e Clima”.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa pretende provocar a reflexão sobre tudo aquilo que podemos perder, enquanto indivíduos e enquanto comunidade, em consequência do impacto das alterações climáticas no património. Sendo este um tema transversal a todas as gerações, será devolvido ao público em momentos pensados para várias faixas etárias, num programa desenhado para toda a família.

PUBLICIDADE

A intervenção de requalificação, conservação e restauro encontra-se ainda a decorrer no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, pelo que a abertura a 18 de abril é um momento único desde o encerramento, em maio de 2020. A abertura simbólica nesta data, ainda em processo de obra, pretende assinalar a importância do debate sobre o tema “Património e Clima”, um tema que não pode ser adiado e que, pela sua urgência, deve ser uma das principais preocupações de todas as agendas, individuais e coletivas.

Visita Guiada ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | 10H30 e 16H30

Ao longo do percurso o participante é convidado a conhecer o impacto do clima e das alterações climáticas no património através do exemplo prático do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Nesta visita multidisciplinar serão ainda contadas algumas das histórias mais curiosas de Santa Clara-a-Velha e das suas Clarissas.

Oficina pedagógica “O que faz o conservador restaurador?” | 11H00

Como podemos proteger o nosso património do impacto do clima e das alterações climáticas? Como podemos tratar do nosso património quando ele sofre danos? Será que todos os danos são reparáveis? Estas são algumas das questões abordadas numa oficina prática pensada para os mais novos.

Debate: “Qual o impacto do clima e das alterações climáticas sobre o património?” | 15H00

Local: Ruína do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Neste debate, que se pretende um momento de discussão e de reflexão com o público, participam especialistas de conservação e restauro e especialistas em património e clima. Ao longo da conversa os participantes são desafiados a refletir sobre o que podemos perder se os danos, provocados pelas alterações climáticas, no nosso património forem irreparáveis.

Sunset com Chopin, por João Fuss – guitarra clássica | 18H00

É ao som da guitarra de João Fuss, sob a imponência do interior do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que encerra este dia dedicado ao Património e ao Clima.

Encontrando-se a ruína ainda em obras, as visitas serão feitas com um número limitado de participantes, por esse motivo é recomendada a inscrição prévia através do email mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), comemorado anualmente a 18 de abril, pretende celebrar a diversidade patrimonial, bem como a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE