Quer descobrir a arte do mosaico?

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-01-2018

Experimentar a arte do mosaico e compreender de forma aprofundada o seu valor estético e cultural, tanto no período romano como em outros períodos históricos, é o objetivo do programa de workshops que arranca neste mês de janeiro, numa iniciativa do MosaicoLab e do Museu Monográfico de Conímbriga.

PUBLICIDADE

180114_MosaicoLab_Workshops

Os interessados podem fazer desde já a sua inscrição, no site mosaicolab.pt, estando disponíveis dois formatos: Ocasional (que possibilita a frequência de uma sessão de três horas) e Curso (com quatro sessões de três horas ao longo de um em cada mês, em continuidade ao longo dos meses do ano), ambos com sessões nas manhãs ou tardes de segunda e sexta-feira e nas manhãs de sábado.

PUBLICIDADE

Tanto no caso do visitante ocasional que participa num único workshop, como do participante que prolonga a sua formação ao longo de vários meses, pretende-se que todos beneficiem da descoberta da arte do mosaico, através da abordagem de conteúdos temáticos teóricos e práticos que abrangem áreas disciplinares como a História da Arte, a Estética, as Belas Artes e a Arquitetura, entre outras. Nos workshops criativos são facultados, ainda, os materiais e as ferramentas adequadas para ‘fazer mosaico’.

O programa é orientado por Humberto Figueiredo, Doutor em Belas-Artes pela Universidade Complutense de Madrid e coordenador do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”, em colaboração com o Museu Monográfico de Conímbriga.

PUBLICIDADE

publicidade

As sessões decorrem naquele Museu Nacional, importante centro de estudo, de investigação e de preservação do mosaico romano, permitindo a observação de obras de reconhecido valor patrimonial através de visitas guiadas temáticas.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”, um projeto-piloto do Creatour dinamizado pelo MosaicoLab, que procura implementar soluções de desenvolvimento responsável para o eixo geográfico onde se situam as ruínas da cidade romana de Conímbriga, as ruínas da Villa Romana do Rabaçal e o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, tendo como base o património de mosaico romano presente na região.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE