Mundo

Morte evitável: bebé morre de tosse convulsa sem proteção da mãe

Notícias de Coimbra | 13 minutos atrás em 31-08-2025

O Reino Unido registou a primeira morte por tosse convulsa este ano. A vítima é um bebé com menos de um ano, cuja mãe não estava vacinada contra a doença.

A criança faleceu entre março e junho, segundo dados da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês).

“Infelizmente, com mais uma morte infantil no segundo trimestre de 2025, somos novamente lembrados de como a tosse convulsa pode ser grave para bebés muito pequenos. Os nossos pensamentos e condolências estão com a família que perdeu o seu bebé de forma tão trágica”, afirmou Gayatri Amirthalingam, vice-diretora da UKHSA, citada pelo jornal The Guardian.

PUBLICIDADE

Recentemente, a UKHSA revelou que as taxas de vacinação de crianças em idade escolar estão nos níveis mais baixos dos últimos 15 anos. Quase uma em cada cinco crianças não está totalmente protegida contra doenças como tosse convulsa, poliomielite, tétano e difteria, o que coloca o Reino Unido abaixo do limite de 95% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para imunidade de grupo.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE