Um homem de 51 anos foi encontrado sem vida, na manhã desta quinta-feira, 26 de março, na Pampilhosa, no concelho da Mealhada. Joaquim Gomes, considerado um “filho da terra”, trabalhava na Junta de Freguesia da Pampilhosa e era uma figura conhecida na comunidade local.
PUBLICIDADE
A notícia da sua morte gerou consternação na vila, levando ao cancelamento da Festa do Folar, que estava programada para o próximo domingo, 29 de março.
PUBLICIDADE
Em comunicado, o GEDEPA (Grupo Etnográfico e de Defesa do Património da Pampilhosa) manifestou “o coração profundamente pesado e em enorme estado de choque” perante o falecimento de dois antigos colaboradores da associação: Joaquim Felício, conhecido como “Quinzito”.
“Mais do que elementos que passaram pela nossa história, foram amigos que dedicaram o seu tempo, o seu entusiasmo e o seu saber à preservação das nossas tradições e da identidade da nossa terra. A sua partida deixa um vazio imenso no seio da nossa família etnográfica”, pode ler-se na nota.
A associação expressou ainda “as mais sinceras condolências às famílias, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de partilhar momentos de vida e de cultura com ambos.
Devido a esta situação, e “por respeito às famílias enlutadas”, o GEDEPA anunciou o cancelamento da Festa do Folar. As encomendas já efetuadas estão garantidas, sendo que o local, dia e hora de levantamento serão comunicados oportunamente.
PUBLICIDADE