Erguido estrategicamente sobre o vale que acolhe a aldeia de Meligioso, já no limite com o concelho da Mealhada, o Moinho do Meligioso permanece como um sentinela de pedra moldada pelo tempo e pela natureza.
Hoje em ruínas, o moinho guarda em si páginas da história: durante as Guerras Peninsulares, foi ponto de apoio ao posto de comando anglo-luso liderado pelo general Robert Craufurd, na terceira invasão francesa. Conta-se que Napoleão temia a letra “M” e que nomes como Mortágua evocariam inevitavelmente a derrota das suas forças na região, explica o Guia dos 114 Locais Únicos da Região de Coimbra.
Mais do que vestígios de um passado militar, o local oferece um cenário singular onde história e natureza se fundem. Quem o visita encontra silêncio e vistas que se perdem até ao horizonte, apenas interrompidos pelo sopro do vento e pelo eco longínquo de batalhas já esquecidas.
PUBLICIDADE
Entre rochas talhadas pelo tempo e memórias de resistência, o Moinho do Meligioso ergue-se como um monumento vivo de coragem, paisagem e identidade.
A poucos quilómetros do moinho, encontra-se o acolhedor Restaurante A Roda. Com avaliação média de 4,3 em 5 no TripAdvisor, é reconhecido pela sua “cozinha portuguesa ao gosto dos clientes”, onde se destacam pratos como arroz de cabidela, tamboril, bifes e a famosa mousse de chocolate — acompanhados por bom vinho da casa e café de qualidade.
A curta distância de Meligioso, em Sobral (Mortágua), ergue-se o discreto mas confortável Hotel Aldeia Sol, classificado com 2 estrelas no TripAdvisor. Este hotel é ideal para quem deseja ampliar a experiência na região com um alojamento funcional e acolhedor. Com 22 quartos — entre duplos e individuais —, oferece comodidades como aquecimento central, televisão por cabo, telefone e acesso Wi-Fi gratuito.
PUBLICIDADE