Coimbra

Mortágua homenageou atletas, treinadores e equipas na 3ª Gala do Desporto

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-11-2016

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Mortágua homenageou Atletas, Treinadores, Clubes e Associações, na 3ª Gala do Desporto, realizada no passado dia 5, no Centro de Animação Cultural.

unnamed-1

PUBLICIDADE

A iniciativa pretendeu prestar público reconhecimento do seu trabalho, dedicação e esforço nas modalidades que representam, obtendo sucesso desportivo e contribuindo dessa forma para o prestígio do concelho.  

Além do reconhecimento, estas distinções constituem ainda um estímulo e incentivo a todos os agentes desportivos do concelho, para que continuem a dar a sua colaboração em prol da promoção e do desenvolvimento desportivo em Mortágua.

PUBLICIDADE

publicidade

A cerimónia foi abrilhantada pela Filarmónica de Mortágua e contou com vários momentos culturais (música, canto e dança), interpretados por jovens e grupos de Mortágua.

As atuações estiveram a cargo da Escola de Ballet da Adição de Luz, Coral Juvenil Sílvia Marques, Orfeão Polifónico de Mortágua, Mateus Saldanha, Rafaela Monteiro/Ricardo Vicente, Jorge Rodrigues, Sílvia Santos/Luís Rodrigues.

Foram entregues distinções em três categorias. O Prémio Mérito Desportivo distinguiu atletas, treinadores e equipas que se destacaram pelos resultados desportivos obtidos na época transata, na respetiva área desportiva. A escolha dos premiados foi feita por indicação das próprias coletividades.

Os galardoados foram Pedro Ventura (Pesca Desportiva), Pedro Gonzalez (Ténis – Sporting Clube de Vale de Açores), Gonçalo Martins (Futebol – Mortágua Futebol Clube), Joel Ferraz (Futebol – Sporting Clube de Vale de Açores) Steve Matos (Futsal – Casa do Benfica de Mortágua), Mauro Cunha (Futebol – Mortágua Futebol Clube), Equipa Sub-23 do Velo Clube do Centro (Ciclismo), Equipa Sub-13 do Sporting Clube de Vale de Açores (Futebol).

O prémio Carreira Desportiva distinguiu personalidades que, pelos resultados desportivos alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades, ao longo de uma carreira, tenham contribuído para a notoriedade e visibilidade do nome do concelho de Mortágua. Os galardoados foram Abel Benfeita (Futebol), Serafim de Almeida e Sousa (Futebol), Miguel Lobo (Futebol), Hugo Breda (Pesca Desportiva), Alexandre Casimiro (BTT).

Foi ainda atribuído o Prémio Destaque Desportivo, que distinguiu a empresa Nelo, o maior fabricante mundial de kayaks e desde 2010 responsável pelo funcionamento do Centro de Treino de Canoagem de alto rendimento, em Mortágua, num projeto de parceria com o Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa. Este centro é o maior a nível nacional e considerado um dos melhores a nível internacional. Anualmente recebe atletas vindos de várias partes do Mundo, incluindo campeões europeus, mundiais e olímpicos, promovendo e projetando o nome de Mortágua à escala mundial. Nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro, 25 dos medalhados na canoagem passaram pelo Centro de Estágio Nelo, na Aguieira.

A Câmara Municipal homenageou também as Associações Locais com atividade desportiva regular, reconhecendo o papel preponderante e inestimável que desenvolvem no desenvolvimento desportivo do concelho, um trabalho assente no voluntarismo, dedicação, entrega e esforço de muita gente.

As Associações homenageadas foram as seguintes: Associação de Caça e Pesca de Mortágua, Pescamor – Clube de Pesca Desportiva, Clube de Ténis do Sporting Clube de Vale de Açores, Seção de Karaté Shukokai do Mortágua Futebol Clube, Escola Municipal de Natação, Velo Clube do Centro, Futsal da Casa de Benfica de Mortágua, Andebol da Casa de Benfica de Mortágua, BE YOU Rugby de Mortágua, Mortágua Futebol Clube e Sporting Clube de Vale de Açores. Cada uma recebeu um Certificado de “Dedicação Desportiva”.

unnamed-2

Na cerimónia, o Presidente da Camara Municipal, Júlio Norte, agradeceu o contributo dos homenageados e das associações para o desenvolvimento desportivo do concelho, proporcionando a ocupação saudável de centenas de jovens. Não esqueceu os antigos atletas, alguns deles homenageados, por tudo o que fizeram pelo engrandecimento do desporto em Mortágua e pelo prestígio do concelho. “Ao longo destas três edições tivemos aqui em palco alguns atletas integrados nas seleções, que já competiram em provas internacionais, conquistaram medalhas”, lembrou. Além do reconhecimento público, referiu, estas Galas do Desporto serviram, desde logo, “para dar a conhecer os valores que temos no concelho e o trabalho das nossas Associações na área do desporto”.

“Devemos estar gratos e sentir orgulho pelo que fizeram e continuam a fazer no desporto, honrando o nome de Mortágua”, afirmou Júlio Norte, manifestando ao mesmo tempo o desejo de que hajam no futuro mais Galas do Desporto, “porque será sinal de que o desporto em Mortágua continua a dar frutos”. O Presidente da Câmara dirigiu ainda palavras especiais de reconhecimento para um outro mortaguense, o treinador da Seleção Nacional Feminina, Francisco Neto, que conduziu a equipa das “Quinas”, pela primeira vez, a um Campeonato Europeu. Um momento que mereceu uma grande salva de palmas por parte da assistência.

Júlio Norte destacou também a parte cultural da Gala, afirmando que foi mais um ponto alto da noite. “Temos extraordinários valores em Mortágua, não só no desporto, mas também noutras áreas, como ficou bem demonstrado hoje no acompanhamento musical da Gala do Desporto, em que os nossos jovens executantes e intérpretes estiveram ao nível dos galardoados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE