Coimbra

Mortágua: Festa das Tasquinhas com Blaya, Xutos, Cid e Calema

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-08-2019

Na semana de 13 a 17 de agosto, Mortágua vive as afamadas “Tasquinhas”, um evento festivo muito esperado pela comunidade e diáspora mortaguense.

PUBLICIDADE

Promovidas pelo Município e com a colaboração das associações locais, as festas marcam o ritmo da vida dos mortaguenses nestes dias em que o concelho sente uma animação e energia fora do comum, potenciada pelo aumento exponencial da população residente nestes meses de Verão.  

PUBLICIDADE

publicidade

As “Tasquinhas” são o ponto de encontro e reencontro de familiares e amigos, não só mortaguenses, mas também de milhares de visitantes que demandam às festas, atraídos pela gastronomia, a diversidade de espetáculos e o ambiente acolhedor e peculiar que aqui encontram.

A gastronomia é o mote para reunir todos à mesa e saborear a boa cozinha tradicional, entre dois dedos de conversa. Os concertos de palco na Praça do Município são outro dos pontos fortes do programa, com um cartaz de artistas, bandas e grupos de vários estilos que promete atrair multidões. 

PUBLICIDADE

O artesanato, as artes, o desporto, completam o programa. São cinco dias para viver em pleno, desfrutar de momentos de boa disposição, alegria e convívio, de celebrar a vida, no que ela tem de melhor!  

A gastronomia é o “prato forte” das festas, representada nas 32 tasquinhas e dinamizada pelas associações locais, convidando a degustar iguarias e sabores tradicionais. 

Os concertos, com a atuação de artistas de reconhecida qualidade, é outro dos grandes atrativos para visitar Mortágua nesta semana festiva.

A edição deste ano será marcada pelo regresso da Banda Xutos e Pontapés a Mortágua, catorze anos depois da última atuação, também na Festa da Juventude. A banda de Tim e companhia vai subir ao palco no dia 15 de agosto. 

Além desta carismática Banda, o cartaz conta com outros nomes fortes que prometem agradar a um público vasto e heterogéneo, como Calema (dia 13), Quatro e Meia (dia 14) José Cid (dia 16) e Blaya (dia 17). Os concertos têm início às 23h00, à exceção do último dia em que o concerto terá lugar pelas 23h45, a seguir ao Festival Internacional de Folclore. As entradas são livres. 

Todas as noites haverá atuação de artistas ou bandas locais. Sobem ao palco pelas 22h00, antes dos concertos principais. No final dos concertos, a animação segue no espaço das “tasquinhas” com a atuação de Dj` locais. 

As manifestações artísticas e culturais voltam a ter expressão nas festas, com a realização do ManifestArt, na sua quarta edição

Todos os dias, a partir das 19h00, haverá diferentes performances nos espaços ManifestArt, desde música, ballet, poesia. 

A Festa da Juventude/Feira das Associações integra a 6º edição da Mostra de Artesanato, com exposição/venda de artesanato tradicional e moderno. A Mostra estará patente no espaço da Casa Lobo, entre as 19h00 e as 01h00, com horário alargado no dia 17 (das 17h00 às 01h00).

No último dia das festas, pelas 21h00, realiza-se a XXVIII Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Contará com a presença do Ballet Tradicional Kilandukilo – Angola, e Grupo Folklórico Virgen de Sopetrán de Jarandilla de La Vera – Espanha, além de quatro grupos representativos das danças e cantares de várias regiões do país. 

Inserido no programa das festas, no dia 17 realiza-se o 19º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Centro. A prova, com uma extensão total de 144 km, conta com a participação de equipas profissionais e amadoras, das categorias Elite e Sub-23, portuguesas e espanholas. 

O Grande Prémio tem início às 12 horas, com partida e final na Avenida dos Bombeiros.  

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE