Estão de volta os dias intensos e vibrantes de alegria, vida e animação, de convívio e partilha coletiva em Mortágua.
De 13 a 17 de Agosto, o concelho de Mortágua mostra as suas potencialidades num evento que pretende realçar as suas potencialidades.
PUBLICIDADE
A festa das “tasquinhas”, como é popularmente conhecida, marca o ritmo do concelho e a vida dos mortaguenses, “trazendo uma agitação saudável e apetecida, dias felizes que nos animam de energia, emoções positivas e um espírito festivo”, refere o presidente Ricardo Pardal.
Uma alegria, de acordo com o autarca, que está intensificada “pela presença e o reencontro com os que são mais próximos, familiares e amigos, que estão radicados no estrangeiro e noutros locais do país, mas que nesta época fazem questão de regressar à sua querida terra para viver e compartilhar estes dias festivos”.
“Mortágua Viva é a expressão da nossa identidade e cultura, do que somos como comunidade, com um forte envolvimento do nosso movimento associativo, da nossa juventude, e da população em geral”, referiu o presidente.
O primeiro dia da Mortágua Viva será marcado pela abertura oficial, agendada para as 19:00, no Espaço Vida.
De 13 a 16 de agosto, as tasquinhas e a gastronomia são ponto de encontro para jantares com familiares e amigos e momentos de conversa e confraternização à mesa.
Nesta edição há a registar novamente um recorde de participação associativa, com 32 associações culturais, recreativas e desportivas do concelho, na sua grande maioria representadas com mostra gastronómica, entre iguarias, pratos tradicionais, petiscos, doces e bolos de fabrico caseiro, numa verdadeira mostra de sabores, saberes e tradições.
No dia 15 (feriado nacional) e no dia 16, as tasquinhas irão abrir mais cedo, a partir das 16:00, para serviço de bar e petiscos.
Os espetáculos de palco são outro dos grandes atrativos das festas. À semelhança das edições anteriores, o programa apresenta um cartaz transversal, abrangendo vários géneros musicais e satisfazendo diferentes públicos, interesses e idade.
Quinta do Bill + Filarmónica de Mortágua (dia 13), Bárbara Bandeira (dia 14), José Cid (dia 15) e Nuno Ribeiro e Gala Internacional de Folclore (dia 16) atuam na Praça do Município. Cada uma das noites contará ainda com a atuação de uma banda local (Filarmónica de Mortágua com os Quinta do Bill, Hopus Band e Paralelos do Ritmo, antes da subida ao palco do artista principal, e atuação de um DJ após o concerto, que irá prolongar a animação na área das tasquinhas.
Pelo palco do Espaço Vida irão passar também, diariamente, concertos com artistas e grupos locais e outras manifestações culturais.
No dia 17, e a encerrar o programa festivo, haverá atividades de animação para os mais pequenos e famílias, tendo como palco o Espaço Vida (das 14:00 às 18:00).
Todos os dias irão contar com animação de rua e do comércio local, desde atuações musicais, artes circenses e outras surpresas.
Este ano, o programa da Mortágua Viva integra as comemorações dos 20 anos da geminação entre o Município de Mortágua e a Commune de Wormeldange (Luxemburgo).
A comitiva luxemburguesa chega a Mortágua na manhã do dia 11 para participar nos vários atos oficiais do 20.º aniversário da geminação. Além das cerimónias oficiais decorrerá todo um programa cultural e social com o objetivo de dar a conhecer o concelho e a região à comitiva de Wormeldange.
A começar no dia 11, com a visita ao Santuário/Miradouro do Cabeço do Senhor do Mundo e ao Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Buçaco”, dois locais simbólicos da paisagem e da história do concelho, respetivamente.
No dia 12 haverá uma sessão de boas vindas à delegação da Commune, nos Paços do Concelho, seguida da inauguração de um monumento alusivo à geminação e de uma Sessão Solene evocativa no Centro de Animação Cultural.
A sessão contará com intervenções dos representantes autárquicos de Mortágua e Wormeldange, mas também momentos culturais, com a participação do Chorale Grand-Ducale Sainte Cécile Wormeldange e dos grupos corais de Mortágua (Coral Juvenil Sílvia Marques e Orfeão Polifónico de Mortágua).
Durante a estadia (11 a 16 de agosto) vão ser ainda proporcionadas visitas ao Núcleo Museológico “Raízes e Memórias” e parque de lazer da Senhora da Ribeira, situados na aldeia da Marmeleira, à Adega da Sociedade Agrícola Boas Quintas, a várias valências da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e ao Mortágua Futebol Clube. O programa inclui ainda uma visita ao Museu Militar e Mata do Buçaco.
À semelhança de anos anteriores, Wormeldange estará representada com uma tasquinha própria nas festas da Mortágua Viva, divulgando a gastronomia e os vinhos daquela região do Moselle.
Mais uma vez haverá uma tasquinha dedicada à gastronomia das comunidades imigrantes residentes em Mortágua.
Os visitantes vão poder experimentar sabores de Angola, Brasil, México, entre outros. Além de divulgar e dar a saborear as tradições gastronómicas de outras culturas, a iniciativa contribui para promover a integração dos imigrantes na comunidade local.
Também pela gastronomia se estabelecem pontes de diálogo e de aproximação entre povos e culturas.
PUBLICIDADE