Coimbra

Mortágua encantada com Estátuas Vivas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-08-2020

O Festival de Estátuas Vivas promovido pelo Município de Mortágua constituiu um assinalável sucesso e despertou a curiosidade de centenas de visitantes que diariamente se deslocaram a Mortágua para ver um espetáculo performativo que combina arte, criatividade e beleza.

PUBLICIDADE

O festival, inédito no concelho, decorreu de 11 e 15 de agosto, e contou com a presença de 10 (re)criações artísticas, umas representando personagens reais, como Fernando Pessoa, Miguel Torga, Vasco Santana, ou personagens ficcionadas como Homem-Pedra, a figura Clássica, a Força da Natureza, ou ainda antigas profissões como o policia-sinaleiro, que muitos gostaram de recordar.

PUBLICIDADE

Entre os artistas presentes esteve António Santos, mais conhecido por Staticman, que detém o recorde mundial de imobilidade e o seu nome inscrito no Guiness Book (Livro de Recordes). 

Paralelamente ao festival decorreu um concurso em que o público podia votar na sua estátua preferida. Para o efeito foram colocados boletins junto de cada estátua a e uma tômbola no átrio da Câmara Municipal onde as pessoas podiam depositar o seu voto. 

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma semana esteve patente no Jardim Municipal uma exposição artística intitulada “Mensagens no Bico” da autoria da Artista Plástica e Cenógrafa Marta Fernandes da Silva, natural de Mortágua. Aves em tamanho grande e muito coloridas transportavam no bico mensagens de escritores portugueses (Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Virgílio Ferreira) e de figuras internacionais marcantes (Nelson Mandela). O público foi também convidado a enviar uma “Mensagem de esperança por um Mundo melhor” através dos postais ilustrados da exposição.

No dia 15 a Praça do Município recebeu o espetáculo Fil`mus 2, apresentado pela Companhia Trigo Limpo Teatro ACERT. Um espetáculo de fusão entre cinema e música ao vivo, em que cinco músicos tocam a banda sonora de genéricos de filmes, como Missão Impossível, Bonanza, Macgyver, James Bond, Guerra das Estrelas e acompanham musicalmente filmes de Charlie Chaplin (Charlot), entre outros. Um espetáculo para toda a família que faz viajar por memórias da infância e juventude, pelos filmes da nossa vida. 

A semana festiva terminou com a emissão em direto, no passado dia 16, do programa “Sente Portugal” da RFM, dedicado à mítica Estrada Nacional 2. Emitido a partir da Praça do Município, o programa contou com entrevistas locais e as grandes músicas da RFM, trazendo a magia da rádio para a rua. 

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, faz um balanço muito positivo de uma semana de atividades culturais que animou a Vila de Mortágua e sobretudo dinamizou o Comércio Local. “O apoio ao comércio local foi a principal razão que nos levou a desenvolver este programa, sabendo nós as dificuldades que o setor está a viver com esta crise económica causada pela pandemia. Anteriormente tomámos outras medidas de apoio direto, como a isenção das taxas das esplanadas até ao final do ano, mas estas atividades também são importantes para a recuperação do setor”, vinca.

Júlio Norte lembra que, em condições normais, nesta semana teria lugar a grande festa de verão dos mortaguenses e dos emigrantes, a afamada “Festa das Tasquinhas”, que anualmente atrai milhares de pessoas a Mortágua, pela gastronomia e pelos concertos. “Lamentavelmente, pelas razões que são conhecidas, este ano não pudemos manter o 

formato habitual das festas, mas não quisemos deixar de celebrar essa semana festiva, ainda que de um modo diferente, atendendo às circunstâncias atuais. Nesse sentido, delineámos um programa alternativo, inovador e acima de tudo adequado a este tempo que estamos a atravessar, que implica alguns condicionamentos em termos de lotação e concentração de pessoas. Pensamos que conseguimos atingir esse duplo objetivo, na medida em que tivemos um programa muito interessante, atrativo e multifacetado, e ao mesmo tempo salvaguardando as regras de segurança. Júlio Norte enaltece o comportamento exemplar do público: “mesmo sendo atividades ao ar livre, praticamente todas as pessoas traziam máscara e mantinham algum distanciamento físico, o que demonstra que estão consciencializadas para o cumprimento das regras de segurança, até para sua própria proteção e das respetivas famílias”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE