Primeira Página

“Mortágua é uma construção coletiva a que todos os cidadãos são chamados”

António Alves | 1 semana atrás em 09-05-2024

O presidente da câmara de Mortágua, Ricardo Pardal, desafiou esta quinta-feira os mortaguenses a darem o seu contributo para a construção coletiva do concelho. Na Sessão Solene do Dia do Município, o autarca fez um balanço do trabalho desenvolvido neste mandato e revelou os próximos desafios do seu executivo.

PUBLICIDADE

Perante um auditório do centro cultural bem preenchido, Ricardo Pardal referiu que o concelho necessita de alguns investimentos e aumentar o seu desenvolvimento económico para que a comunidade possa desfrutar de um município preparado para o futuro.

A ampliação do Parque Industrial, de forma a aumentar “a capacidade de instalação de novas empresas no concelho”, e o espaço da água – espaço lúdico junto à barragem da Agueira – são os investimentos previstos para os próximos meses.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Tratam-se de investimentos fundamentais, na ótica de Ricardo Pardal, mas onde falta a requalificação da Barragem do Lapão, o sistema de regadio da Macieira e as faixas de aceleração e desacelaração no IP3 em Mortágua.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Ricardo Pardal

Na cerimónia, o destaque vai para a entrega das medalhas de ouro de Mérito Municipal ao Agrupamento de Escuteiros 1241 de Mortágua, à empresa Cerâmica Vale da Gândara e ao cidadão mortaguense Abraltino Lobo.

A Medalha de Ouro de Bons Serviços foram entregues aos seguintes funcionários da autarquia com mais de 20 anos de funções: Sandrine Bento de Matos, Renato Alexandre Rodrigues Fernandes, Jorge Alexandre Fernandes Santos, Estela Lopes Pinto (ausente por doença) e Carla Isabel Santos Silva Almeida.

Carregue na galeria com os homenageados e discursos da sessão

Na abertura, o presidente da Assembleia Municipal Acácio Fernandes mostrou-se esperançado em que o país não caia ainda este ano ou no próximo num novo ato eleitoral. Ao mesmo tempo, criticou a Procuradora Geral da República que dirige uma instituição “que lança para a praça pública acusações que mancham a reputação das pessoas”.

“As autoridades de investigação devem, em casos de suspeitas fundamentadas de casos de prevaricação, enriquecimento ilícito e corrupção proceder às diligências necessárias em segredo e enviar então para as autoridades judiciais que, essas sim, são as únicas que têm o poder de julgar”, referiu.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Acácio Fernandes

A cerimónia contou com a intevenção da vice-presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. Helena Teodósio elogiou o trabalho desenvolvido pelo autarca Ricardo Pardal no seu concelho e também nas reuniões desta entidade.

Realce ainda para os três momentos musicais a cargo de alunos da Escola de Música da Filarmónica de Mortágua. A saber: Rodrigo Seabra, Tomás Fernandes e Tomás Ramalho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE