Região

Mortágua dá lição sobre turismo inclusivo na BTL (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-03-2022

Um videoclipe turístico cheio de imagens bonitas ou uma brochura num papel de grande qualidade, mas sem qualquer contraste são ferramentas que “não servem de nada” aos cegos ou às pessoas de baixa visão. Foi desta forma crua que Rodrigo Santos, presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), e convidado especial do município de Mortágua, explicou o que falta fazer no setor no terceiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa.

PUBLICIDADE

Afirmando-se como único concelho do país que tem uma Escola de Cães Guia para cegos, Mortágua quis distinguir-se pela diferença. “Estar na BTL com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) significa acima de tudo assumirmos a nossa região, promover o que nos diferencia, o que nós somos, as pessoas, a gastronomia e os nossos vinhos”, disse ao Notícias de Coimbra Ricardo Pardal, presidente da Câmara Municipal de Mortágua.

Depois da apresentação de um vídeo promocional de Mortágua, o CIMRC recebeu a  participação especial da  Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual – Escola de Cães-Guia para Cegos.numa perspetiva de turismo inclusivo. Para isso convidou Rodrigo Santos, presidente da ACAPO, que de forma muito objetiva mostrou que Portugal ainda está “a a nos luz de outros países, não só no que respeita à inclusão no turismo, mas na vivência do dia a dia”.

PUBLICIDADE

O que se pode fazer rapidamente? Ter informação acessível, videoclipes com imagem não nos dizem nada, brochura em papel muito bonito, sem contraste também não. O que falta ao turismo é pensar que quando nos deparamos com uma pessoa com deficiência ela não se encaixa necessariamente em estereótipos, todos temos aspirações diferentes”, rematou. Por isso, disse ao NDC, o importante “é perguntar e querer saber como é que a pessoa pode ou não participar”. 

Rodrigo esteve sempre na companhia de Linux, um dos 250 cães guia já treinados na Escola de Mortágua. 

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o direto NDC com o presidente da Câmara de Mortágua:

Veja o direto NDC com Rodrigo Santos:

Veja o direto NDC com a apresentação de Mortágua:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE