Mundo

Morreu Rui Mingas. Era “um dos mais ilustres filhos do país”

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 04-01-2024

A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, considera Rui Mingas, que morreu hoje em Lisboa vítima de doença prolongada, como “um dos mais ilustres filhos” do país.

PUBLICIDADE

“Nesta hora de dor e luto, endereço em meu nome pessoal, no da minha família e no de todos quantos trabalham na Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, as minhas condolências na certeza de que o nosso País perdeu um dos seus mais ilustres filhos e na esperança de que o seu exemplo de distinto nacionalista inspire as atuais gerações na criação de uma Angola unida, próspera e cada vez melhor para todos nós”, lê-se na nota de pesar endereçada à família e a que agência Lusa teve acesso.

Coautor com Manuel Rui Monteiro de “Angola Avante”, o hino de Angola, Rui Mingas foi embaixador do seu país em Portugal na década de 1990, tendo sido condecoarado, em 26 de julho de 1995, com a Ordem do Infante D. Henrique, que distingue quem tenha prestado serviços relevantes a Portugal, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.

PUBLICIDADE

Natural de Luanda, Rui Mingas foi também praticante de atletismo nas décadas de 1950 e 1960, tendo competido no salto em altura e nos 110 metros barreiras, conquistando um recorde nacional de Portugal, em 1960.

Na sua nota de pesar, Maria de Jesus Ferreira salienta ter sido com “uma profunda consternação e sentimento de pesar” que tomou conhecimento da morte de Rui Mingas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em 1979, Rui Mingas assumiu a condução durante dez anos, com a categoria de ministro, da Secretaria de Estado para a Educação Física e Desportos (SEEFD), sendo o grande responsável pelo período pujante do desenvolvimento do desporto em Angola”, destaca a diplomata.

“Foi, ainda poeta, cantor e compositor, conquistando em 2014 um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em Portugal, foi também distinguido com o prémio Personalidade Lusófona, entregue pelo Movimento Internacional Lusófono, em 2016”, acrescenta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE