Região

Morreu o médico Henrique Vilhena

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-03-2023

Morreu o médico Henrique Vilhena, 77 anos.

PUBLICIDADE

Henrique Vilhena Pereira da Silva, nasceu a 25 de Dezembro de 1945 na vila de Almeida, viveu e cresceu em Vila Fernando, freguesia do concelho da Guarda onde o seu pai tinha consultório médico e de onde era natural.

Após os estudos do ensino secundário veio para Coimbra onde frequentou o curso de medicina, tendo-se especializado em ortopedia e traumatologia.

PUBLICIDADE

publicidade

Fiel desde cedo à causa monárquica e ao Centro Democrático Social (CDS), foi candidato, pelo CDS, às primeiras eleições legislativas de 1976. Entre 1999 e 2000 foi presidente do CDS de Coimbra e deputado municipal.

Foi também chefe do serviço de ortopedia 1 mulheres do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra até decidir partir para São Tomé e Príncipe, para uma comissão de serviço de 6 meses ao abrigo da “Cooperação Portuguesa”. O tempo foi passando e os 6 meses inicialmente previstos transformaram-se em 6 anos, tendo sido Diretor Clínico do Hospital Ayres de Menezes até à sua aposentação.

PUBLICIDADE

No período de aposentação dedicava o seu tempo à vila de Almeida, terra que amava profundamente, onde era deputado municipal pelo movimento independente.

Revoltava-se especialmente pelo abandono do interior e pela retirada dos SAP e dos seus respetivos médicos, obrigando populações envelhecidas, do interior de Portugal, a fazerem dezenas de quilómetros para um atendimento fundamental.

Ao fim de semana abria as portas de sua casa à população de Almeida, as quais atendia no antigo consultório médico do seu avô Chegão, e a quem dava consultas gratuitas de ortopedia e dava conselhos de encaminhamento para outras especialidades.

O corpo está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes.

A missa está marcada para sábado, às 11:30.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE