Coimbra

Morreu Mário Wilson

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-10-2016

O velho Capitão deixa-nos aos 86 anos. Foi jogador e treinador da Académica de Coimbra. 

PUBLICIDADE

mwilson

Mário Wilson, natural de Moçambique, chegou ao Sporting com 19 anos (foi campeão em 1951). Fez 78 golos em apenas duas temporadas!

PUBLICIDADE

A sua estreia com a camisola dos Pardalitos do Choupal  ocorreu no campeonato da 1ª divisão de 1951-52. Alinhou pela Académica durante 12 anos consecutivos. Dos 21 aos 33 anos. Fez 281 jogos ao serviço da AAC.

Começou a  treinar a Briosa na época 1964-65.  Saiu em 68. Regressou entre 80 e 83 do século passado. Orientou o clube durante 237 desafios.

PUBLICIDADE

publicidade

Mário Wilson, “sempre bem vestido, com fatos de corte e padrão moderno”, foi repúblico com os já falecidos Almeida Santos e Salgado Zenha.

Mário Wilson foi técnico da selecção nacional de futebol entre 1978 e 1980. Como treinador do Benfica venceu um campeonato nacional e ganhou duas taças de Portugal.

Citado no livro Académica História do Futebol, da autoria de João Mesquita e João Santana, Cândido de Oliveira, outro figura da Briosa escreveu no jornal A Bola de 7 de janeiro de 1065, sobre Mário Wilson:

Um homem que será também, daqui a uns anos, um adorável bonacheirão”

No Facebook da Académica podemos ler:

A Académica, o País e o Futebol estão de luto. Faleceu esta segunda-feira Mário Wilson, antigo jogador e treinador da Briosa e uma das figuras de maior destaque na História da nossa Instituição.

Sem palavras para descrever o profundo sentimento de tristeza que nos invade, ficam as memórias e, sobretudo, a admiração por alguém que viveu e sentiu a Académica como poucos.

Obrigada pelo teu exemplo, “Velho Capitão”. Serás sempre um de nós”.

wilson

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE